A muito de fala de cliente
e usuário no mundo da TI, mas será que sabendo quem é quem ? Dentro do cenário
de Gerenciamento de Serviços de TI temos os dois elementos bem distintos. O
cliente é aquele que paga pelos serviços de TI. Se a TI for um
departamento interno de uma empresa, os clientes serão as unidades de negócio
da própria empresa. No caso de um prestador de serviços, os clientes são as
empresas atendidas. O usuário é a pessoa que usa os serviços de TI no dia-dia.
Um departamento de faturamento, por exemplo, poderá ter vários usuários dos
serviços de TI.
É muito comum ouvirmos
reclamações de clientes ou usuários, mas uma coisa é certa: Quem paga os nossos
salários não é o nosso patrão ou a empresa. São os clientes ou usuários que nos
pagam no início de cada mês. E agora ? Você vai vestir a camisa da empresa ou
do cliente ? Uma sugestão: vista a camisa da empresa, mas coloque a do cliente
por cima... Se você tiver um cliente encantado e satisfeito, alcançará as metas
e objetivos da empresa.
Conhecendo as diferença
entre cliente e usuário, vamos falar um pouco sobre o que eles mais desejam:
encantamento. Um cliente é todo aquele deposita em nós as suas expectativas, ou
seja, temos clientes em casa, entre os colegas de trabalho, entre os amigos.
Onde houver uma expectativa criada em relação a nós, aí teremos um cliente. Um
cliente é uma relação que dura pela confiança e pelo encantamento. O cliente fiel,
antigamente, era aquele que comprava na mesma loja, com o mesmo vendedor,
durante anos, sem questionar evidentes perdas de qualidade no decurso do tempo.
Fidelidade nos dias de hoje envolve uma sedução contínua. A todo o momento
precisamos encantar nossos clientes. Enquanto está sendo encantado, ele está do
seu lado. Acabou o encantamento? Bye bye... E lá vai ele para o concorrente. O
cliente satisfeito é aquele que percebe que o atendimento de suas necessidades
é pelo menos igual àquele que se esperava. Para isso, o entendimento do que ele
deseja tem que ser perfeito. Sem esse entendimento não há satisfação.
Seja ético na relação com
seu cliente. Capacite-se e à sua equipe para um atendimento excelente. Seja um
símbolo de credibilidade no mercado, mesmo se for necessário recusar algum
cliente. Coloque-se sempre no lugar do seu cliente. E transforme-o em admirador
fiel. E para finalizar essa matéria uma frase para servir de exemplo: “Na área comercial, quem é limitado vende
produtos e serviços. Os bons vendem soluções. Mas os grandes vendem ao cliente
resultados mensuráveis.” David Herdlinger. Importante: Isso vale para
qualquer área.
Até breve com mais um Tecnologia
em Foco.
Sérgio Rodrigo de Abreu
Booooaaaa!!! Adorei!!! Espero que eu saiba fidelizar meus clientes cada vez mais.
ResponderExcluirAbraço.