quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cliente Satisfeito


A muito de fala de cliente e usuário no mundo da TI, mas será que sabendo quem é quem ? Dentro do cenário de Gerenciamento de Serviços de TI temos os dois elementos bem distintos. O cliente é aquele que paga pelos serviços de TI. Se a TI for um departamento interno de uma empresa, os clientes serão as unidades de negócio da própria empresa. No caso de um prestador de serviços, os clientes são as empresas atendidas. O usuário é a pessoa que usa os serviços de TI no dia-dia. Um departamento de faturamento, por exemplo, poderá ter vários usuários dos serviços de TI. 

É muito comum ouvirmos reclamações de clientes ou usuários, mas uma coisa é certa: Quem paga os nossos salários não é o nosso patrão ou a empresa. São os clientes ou usuários que nos pagam no início de cada mês. E agora ? Você vai vestir a camisa da empresa ou do cliente ? Uma sugestão: vista a camisa da empresa, mas coloque a do cliente por cima... Se você tiver um cliente encantado e satisfeito, alcançará as metas e objetivos da empresa.

Conhecendo as diferença entre cliente e usuário, vamos falar um pouco sobre o que eles mais desejam: encantamento. Um cliente é todo aquele deposita em nós as suas expectativas, ou seja, temos clientes em casa, entre os colegas de trabalho, entre os amigos. Onde houver uma expectativa criada em relação a nós, aí teremos um cliente. Um cliente é uma relação que dura pela confiança e pelo encantamento. O cliente fiel, antigamente, era aquele que comprava na mesma loja, com o mesmo vendedor, durante anos, sem questionar evidentes perdas de qualidade no decurso do tempo. Fidelidade nos dias de hoje envolve uma sedução contínua. A todo o momento precisamos encantar nossos clientes. Enquanto está sendo encantado, ele está do seu lado. Acabou o encantamento? Bye bye... E lá vai ele para o concorrente. O cliente satisfeito é aquele que percebe que o atendimento de suas necessidades é pelo menos igual àquele que se esperava. Para isso, o entendimento do que ele deseja tem que ser perfeito. Sem esse entendimento não há satisfação.

Seja ético na relação com seu cliente. Capacite-se e à sua equipe para um atendimento excelente. Seja um símbolo de credibilidade no mercado, mesmo se for necessário recusar algum cliente. Coloque-se sempre no lugar do seu cliente. E transforme-o em admirador fiel. E para finalizar essa matéria uma frase para servir de exemplo: “Na área comercial, quem é limitado vende produtos e serviços. Os bons vendem soluções. Mas os grandes vendem ao cliente resultados mensuráveis.” David Herdlinger. Importante: Isso vale para qualquer área.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.
Sérgio Rodrigo de Abreu

Um comentário:

  1. Booooaaaa!!! Adorei!!! Espero que eu saiba fidelizar meus clientes cada vez mais.
    Abraço.

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