quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Turismo de Aventura, Ecoturismo ou Turismo Sustentável


Com a chegada das férias de final de ano, aumenta a vontade de buscar aventuras e fazer um turismo consciente é levar na bagagem, além da máquina fotográfica para registrar os melhores momentos, o respeito à cultura e ao meio ambiente do local visitado, por esses motivos, ele não é feito apenas quando o roteiro envolve trilhas ou esportes radicais. Registre as imagens virtualmente e na sua memória. Não se esqueça de fazer backup de todas as fotos depois heim...

Para quem poderá aproveitar para curtir a natureza nessas férias é sempre muito importante saber o momento de colocar algumas atitudes em prática.  Saiba as diferenças entre: Turismo de Aventura, Ecoturismo e Turismo Sustentável.

Turismo de aventura: É a modalidade em que o turista protagoniza atividades de aventura (entendidas como “experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafios e que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer e superação”) como canoagem, ciclismo, arborismo e mergulho. As práticas podem ocorrer em diversos espaços (natural, construído, urbano, rural) e são de caráter recreativo e não competitivo – quando há competição, é considerado Turismo de Esportes.

Ecoturismo (ou turismo ecológico): Segmento que considera viagens a áreas naturais como uma atividade responsável, que incentiva a conservação do patrimônio natural e cultural e promove o bem-estar das populações locais e a consciência ambiental nos turistas. Por isso, o ecoturismo pressupõe atividades que promovem a reflexão e a integração entre homem e ambiente, com envolvimento do turista nas questões relacionadas à conservação dos recursos do destino escolhido, que deve ser aproveitado de forma ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente equitativo para as comunidades locais.

Turismo sustentável: É uma maneira de manter a infra-estrutura, para receber turistas, sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida. É um conceito dentro do qual se encaixam todos os “tipos”, como ecoturismo e de aventura. 


Seguem algumas dicas para você poder aproveitar melhor e de forma sustentável as suas férias:
  • Pesquise, leia, use a internet… informe-se como for possível sobre o lugar que você vai visitar, os pontos turísticos, costumes, alimentação.
  • Respeite a cultura do lugar e entre no clima com a programação oferecida.
  • Não leve o armário com você, fica melhor para carregar e oferece mobilidade
  • Esqueça souvenirs que são arrancados da natureza, como corais, pedras, pedaços de uma construção histórica… Tire fotos ou guarde na memória.
  • Aproveite para descansar e desfrutar cada momento da viagem sem a ansiedade habitual do cotidiano.
  • Seu Lixo é seu, se estiver em uma trilha, guarde o lixo que for produzindo ao longo do percurso: casca de fruta, garrafas, guardanapos, latas, embalagens…
  • A viagem ganha outro sentido quando você experimenta a gastronomia local
  • Ande. A pé você consegue ver coisas que de táxi passam batido. Se o percurso até o ponto que você pretende ir for curto, faça do caminho até ele uma atração turística.
Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário