terça-feira, 29 de novembro de 2011

Empresas rejeitam candidatos por causa das redes sociais


A pior das coisas a se fazer em uma entrevista é mentir. Uma hora ou outra você será descoberto, depois da contratação ou até mesmo antes, sendo excluído do processo seletivo. Uma pesquisa realizada pela Reppler, uma consultoria especializada em gerenciamento de imagens nas mídias sociais, apontou que 69% dos recrutadores norte-americanos já rejeitaram um candidato devido a informações nos perfis de redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter. A amostragem foi feita com 300 profissionais de RH.

O estudo mostra que mentiras sobre as qualificações são os principais motivos pela qual os recrutadores desistem de contratar o candidato, seguida de postagem de fotos e comentários inapropriados, como frases negativas a respeito do antigo chefe, por exemplo. A falta de habilidade em se comunicar nas redes sociais também faz parte do ranking. O monitoramento do conteúdo compartilhado nas redes sociais deve ser constante e criterioso, pois um bom perfil pode garantir uma contratação. Ainda referente à pesquisa, 68% dos profissionais ouvidos já contrataram um profissional devido à boa imagem passada em suas contas nas redes sociais.

Outras razões que levaram os recrutadores a contratar após uma análise dos perfis nas redes sociais são a criatividade, a boa comunicação, as boas referências e os prêmios recebidos pelo candidato, além das qualificações profissionais do currículo estarem inclusas em seus respectivos perfis.

A maioria dos recrutadores recorre às redes sociais no começo da seleção. Quase a metade (47%) afirmou que, após o recebimento do currículo, realizam uma pesquisa através dos links fornecidos pelos candidatos. O Facebook é mais utilizado pelos entrevistados com 73%, seguido pelo Twitter com 53% e pelo LinkedIn com48%.

Portanto, pense muito bem antes de publicar alguma coisa nas redes sociais, saiba exatamente quem add, ou melhor, quem adicionar em sua rede de relacionamentos. Da mesma forma que você pode conseguir coisas boas, poderá conseguir muitas ruins. Se estiver na dúvida não publique. Cuidado com seu perfil, ele está sendo vigiado.


Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário