sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Windows XP versus Windows 7


O tão conhecido Windows XP completou 10 anos no último dia 25 de outubro. Lançado em outubro de 2001, o Sistema Operacional (S.O.) Windows XP, onde o XP quer dizer eXPerience, na qual a Microsoft prometeu uma nova experiência com o Windows, caiu nas graças dos usuários e chegando a mais de 400 milhões de cópias em 5 anos. Isso sem considerar as cópias não originais, claro. Na época do seu lançamento, a configuração “recomendada” para rodar o sistema era um PC com processador de 300 MHz, 128 MB de RAM e 1.5 GB de espaço em disco. Configuração essa que não é suficiente mais nem para rodar aplicativos caseiros, muito menos os corporativos. E mesmo com a evolução dos processadores, das memórias e discos rígidos muita gente ainda utiliza o XP, seja por necessidade ou preferência mesmo. Essas pessoas não precisam se considerar paradas no tempo, pois outros S.O. foram lançados após o XP e não chegaram a emplacar, como o caso do Windows Vista em 2006. 

Evolução do Windows
Em geral é recomendável a atualização para o Windows 7 ou Seven, mas não é absolutamente necessária nem obrigatória, uma vez que muitas pessoas ainda possuem PC’s mais antigos e o novo S.O. requer uma configuração mais “parruda” para rodar. É mais aconselhável comprar um computador novo com o Windows 7 do que fazer um upgrade no antigo. Em recente pesquisa pela empresa StarCounter, já é possível notar que muitos usuários já aderiram ao Windows 7, tanto em números mundiais quanto no Brasil.

 
A Microsoft ainda dará suporte ao XP até abril de 2014 e após isso ela para de corrigir os Bugs e falhas de segurança no sistema, o que não quer dizer que o XP vai parar de funcionar. Essa falta de correções de segurança não deve ser um problema, já que os vírus e malwares já serão escritos para atacar os novos sistemas operacionais. 

Alguns aplicativos novos já não funcionam mais no XP. Como exemplo temos o IE9, que pode ser substituído pelo Firefox ou pelo Chrome, navegadores muito bons e de grande aceitação no mercado. É normal que, com a evolução dos Sistemas Operacionais, as empresas passem a desenvolver aplicativos sempre pra rodar nas versões mais novas e as antigas cairão em desuso, mas esse é um processo que não é para agora. Ainda pode demorar de 1 a 2 anos... Aí sim será inevitável a substituição. Em 10 anos, muita coisa evoluiu no mundo da tecnologia, inclusive o XP, mas como já existe um substituto mais estável e com melhor performance, o ideal mesmo seria a atualização, inclusive de hardware, mas como cada caso é uma particularidade, é melhor ver a sua necessidade antes de qualquer tomada de atitude...

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário