quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SaaS - Você conhece ?


          Software as a service, ou Software como serviço, é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor recorrente pelo uso.

          Não é necessariamente a tecnologia utilizada que determina o modelo. O software utilizado pode ser 100% web (utilizado via browser) ou pode ter alguma instalação local (como anti-vírus ou sistemas de backup). A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um "serviço") e a responsabilidade do fornecedor pela disponibilização do sistema em produção. O software é executado em um servidor remoto, sem ser necessário instalar o sistema no computador do cliente, basta acessá-lo pela internet. Este conceito esta se difundindo rapidamente, em especial junto ao novo modelo de computação conhecido como cloud computing.

          SaaS quando utilizado de forma inteligente possibilita uma grande economia a longo prazo, obtendo ainda como vantagem ter disponível sempre a versão mais atualizada, sendo assim em muitas ocasiões a utilização de Software como serviço é mais viável que a aquisição tradicional de um software. As soluções comercializadas no modelo SaaS têm sido adotadas principalmente por Pequenas e Médias empresas pois permite que elas tenham acesso à boas soluções de tecnologia sem que façam grandes investimentos em infraestrutura. 

          Com certeza você já utilizou ou utiliza esse modelo de serviço.  Alguns exemplos de SaaS são: serviços do Google (como o Google Docs e o Gmail), o Photoshop.com da Adobe, o jogo Quake Live e conversores como o Free PDF Converter e Cellsea. E essa é uma forte tendência que vai se firmar ainda mais nas pequenas e médias empresas. 

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário