segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Geração Z


A Geração Y já está ficando para trás. A nova sensação do momento é a Geração Z. Esse é o termo utilizado para os nascidos de meados dos anos 90 até o início desta década, estes sofrem a total “fluência tecnológica”. Crianças que já nasceram conectadas e não sabem o que é o mundo sem tecnologia. Essa é a principal produtora e disseminadora de conteúdo na internet. Os jovens entre 12 e 19 anos estão cada vez mais conectados e provam de uma vez por todas que é para o ambiente online que as marcas devem voltar sua atenção. Com o mundo 2.0 no DNA, é difícil imaginá-los vivendo da mesma forma que as gerações anteriores, sem telefone móvel, Internet, MP3, iPhone, iPad, câmeras digitais ou tevê a cabo.


A evolução nem sempre vem atrelada a coisas boas. A calculadora de bolso que reduziu a capacidade matemática das pessoas e o GPS que compromete nosso conhecimento sobre as ruas da cidade e talvez até prejudique nosso senso inato de direção. O bater à máquina (de escrever ou teclado) está matando o ato de escrever à mão. A nossa memória está ficando nas mãos do Google. Porque lembrar se achamos em segundos? Estamos terceirizando nosso cérebro para a nuvem. Enquanto que as redes sociais estão tomando o lugar das relações pessoais por relações digitais.

Mas a Geração Z está aí e essa realidade apresenta um  grande desafio para as empresas que precisam ser cada vez mais transparentes e inovadoras para se destacarem no meio dessa multidão digital. Engana-se quem pensa que os consumidores Z ainda não estão inseridos no mercado consumidor. Pense no dia das crianças. Quem sabe o que quer? Além de serem influenciadores de compra, eles influenciam diretamente as pessoas que tem esse dinheiro: os Pais. Mesmo com menos de 20 anos, boa parte dos jovens já está trabalhando e com um média de rendimento mensal de aproximadamente R$ 820,00. E a tendência é eles crescerem em quantidade. O mercado está exigindo cada vez mais dos novos candidatos e eles estão se preparando cada vez mais cedo. O menor-aprendiz é uma realidade em muitas empresas hoje. E para se aproximar deste público, mais uma vez, as redes sociais aparecem como um importante canal de relacionamento.

E da mesma forma que aconteceu com as outras gerações, a Z vem aumentando sua participação no e-commerce e a seu foco é na tecnologia, dando preferência para celulares, materiais de informática e som na hora de consumir. O grande desafio para as empresas é se adaptar a esses futuros profissionais. Quem já está vendo isso, já tem um passo à frente. Basta acordar para o novo mercado que surge, ou melhor, que conecta...


Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

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