terça-feira, 11 de outubro de 2011

Quem é o seu Backup ?


                Certamente você já ouviu em falar de backup de banco de dados, de informações, fotos, músicas, etc... O backup nada mais é que uma cópia de segurança. Mas será que se faz backup somente de coisa lógicas, ou seja, arquivos ? Claro que não, podemos ter cópias de outras coisas que nos interessam para não corrermos o risco de ficar sem elas de uma hora pra outra. Você sabia que podemos ter backup de pessoas ? E não estamos falando de esposas, namoradas, maridos, etc... Nossa conversa aqui é restrita ao âmbito profissional. Então, para entendermos melhor como isso funciona, vamos falar um pouco de uma sigla nem tão conhecida: a PCN, ou Plano de Continuidade de Negógios. 

                O Plano de Continuidade de Negócios é o desenvolvimento preventivo de um conjunto de estratégias e planos de ação cujo objetivo é garantir que os serviços essenciais da empresa sejam devidamente identificados e preservados após a ocorrência de um desastre (qualquer situação que afete os processos críticos do negócio de uma organização), e até o retorno à normalidade de funcionamento da empresa dentro do contexto do negócio do qual ela faz parte.  Simplificando, é um plano com de ação estratégico que permite que uma organização se recupere ou mantenha suas atividades em caso de uma interrupção das operações normais de negócios.

                Mas o que isso tem a ver com o backup de pessoas que falamos no início da matéria ? Respondo: TUDO. Um PCN trabalha com duas variáveis: componentes e processos. Os componentes são todos os recursos que podem ser substituídos ou restaurados, tais como, infra-estrutura, energia, telecomunicações, pessoas, etc... Os processos são as atividades realizadas para operar os negócios da empresa. Opa, se uma pessoa pode ser substituída na execução de um processo ou para assumir uma determinada função ela está sendo um backup que foi restaurado.

                Outra sigla que entra em nossa conversa é o PQO - Plano de Qualidade Operacional, que é uma modificação ou adaptação de um PCN, passando a ser um “plano de contingência e continuidade de negócios”. Imagine um certo colaborador que sabe executar determinada função mas precisa se ausentar da empresa por um período maior (férias, licença, casamento, demissão, etc...). Quem o substituirá ? Nesse caso, a criação de um grupo de profissionais multidisciplinares, ou seja, que pode exercer diferentes funções e substituir profissionais de diversas áreas, servirá como um recurso de backup de pessoas numa situação de contingência. Principalmente se o funcionário chegar de repente e pedir demissão ou na pior das hipóteses ele vier a falecer.

                Por esse motivo é que as empresas, os gestores devem estar cada vez mais atentos ao fator “pessoas”. A valorização, a questão motivacional são atitudes que podem minimizar uma saída repentina, mas nunca eliminar essa ameaça. Porque não um backup de pessoas ? 

                E você ? Quem é o seu backup ? Você é um líder que gera líderes ? Esse é um assunto para uma próxima matéria.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário