segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bicicleta de Plástico Reciclado?


A vida sedentária que vivemos e a má alimentação estão deixando muitos brasileiros com a saúde em risco. Há alguns anos meu irmão mais velho, Henrique, comprou uma bike e começou a pedalar, por recomendações médicas. Começou devagar pelas ruas de Brasília e com o passar do tempo foi ganhando resistência e confiança. Claro que tudo com acompanhamento médico. Ele e alguns amigos já atravessaram estradas em percursos de 100, 200 e até 400 km pedalando. Fiquei muito orgulhoso ao saber dessa notícia. E ultimamente já estou pensando em comprar duas bikes (uma pra minha esposa e uma pra mim). A idéia é melhorar a qualidade de vida e aproveitar para passear a dois.

www.muzzicycles.com.br
Mas essa semana eu vi uma reportagem super interessante que fala de uma bicicleta feita de material reciclado. Isso mesmo, garrafas Pet viram quadro de bicicleta. Uma proposta do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, que há mais de uma década investe na pesquisa, com uso de tecnologia e foco na sustentabilidade, para encontrar a melhor forma de reciclar plástico para fabricar quadros de bicicletas. Mais de 2.500 pessoas já estão na fila para comprar uma bike de quadro reciclado que está sendo fabricada, sob encomenda, em São Paulo. Resistente, barata e ecologicamente correta. Cada quadro utiliza cerca de 200 garrafas Pet e é feita em apenas 150 segundos, ou 2,5 minutos. Um quadro, que deve ser encomendado pelo site da Muzzi Cycles, custa cerca de R$ 250,00. E a outra parte interessante é que, desde maio começaram a fazer um modelo de cadeira de rodas, só que nesse caso elas serão doadas. As pessoas só precisarão levar o material. 

Imaginem aquelas centenas, milhares de garrafas pet´s, que vemos sendo levadas pela água das chuvas, em lixeiras, rios e outros tantos lugares inadequados, sendo transformadas em quadros de bicicletas. Imaginem a quantidade de crianças que podem ser favorecidas com uma dessas. Se um artista plástico teve essa idéia, porque as indústrias que possuem pessoas especializadas em pensar em produtos novos não conseguem ter essa iniciativa. Tudo bem, agora já está patenteado, a idéia já tem dono, mas o nosso papel agora é divulgar até que pessoas de poder que tomam decisões possam acordar para essa nova realidade.

Acessem o site da Muzzi Cycles para saberem mais do assunto... Gostou ? Então divulguem essa informação. O Planeta agradeçe

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário