terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Google Map Maker - Você conhece ?


A Google não para de criar e para quem não conhece, já está disponível o Google Map Maker (No Brasil está disponível desde 2008, mas não é muito divulgado), que permite adicionar e atualizar informações geográficas para que milhões de usuários vejam no Google Maps e no Google Earth. Compartilhando essas informações sobre os locais que você conhece, como empresas na sua cidade ou lugares no campus da sua faculdade, você pode garantir que o mapa reflita de forma precisa o mundo à sua volta. Suas atualizações serão analisadas e uma vez aprovadas, aparecerão on-line para pessoas de todo o mundo.

No Google Map Maker você pode facilmente ajudar a garantir que as transformações do mundo a seu redor sejam refletidas exatamente como deve ser nos mapas do Google. Adicione aquela pequena loja ou botequim que você conhece do seu bairro e outros pontos de interesse como igreja, mirante, pontos turísticos, as opções são quase infinitas. Agora está mais fácil marcar o melhor caminho para casa da sua vó, desenhar edifícios etc. As opções são muitas quando se trata de mapear lugares que você conhece e adora. Uma vez aprovado1, suas contribuições aparecerão no Google MapsGoogle Earth e Google Maps para celular para todo o mundo para ver. 


Você não tem que ser um expert para começar a usar o Google Map Maker. Estudante do ensino médio Tommy Bruce é um superstar do mapeamento que acha divertido mapear, ajuda de uma maneira simples as pessoas em sua comunidade a terem melhor informação, mais abrangente possível sobre seu local. Tommy começou por mapear trilhas de bicicleta em sua cidade natal, Mooresville, Carolina do Norte e agora está em um programa de intercâmbio em Puebla, México, mapeando de rios não marcados.

Eu mesmo atualizei uma rua que não aparece no Google Maps por ser uma obra recente na região do bairro Caetano Furquim. Vale a pena conhecer.  É uma tecnologia muito interessante. O Google Map Maker está disponível para mais de 187 países e regiões em todo o mundo, inclusive para o Brasil. Como colaborar com o Google Map Maker? É fácil! Basta ter uma conta Google e adicionar um novo elemento. É preciso usar um marcador para indicar/representar um ponto de interesse específico, como um equipamento público ou uma empresa, ou até desenhar uma linha que represente uma estrada, um rio ou algo do tipo.

Comece a mapear hoje mesmo. Visite: http://www.google.com/mapmaker. Veja o vídeo de divulgação:


1 No momento o Google Map Maker Brasil não faz uso dos dados cartográficos inseridos por usuários, somente dos pontos de interesse marcados.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário