segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Hoje eu decidi não fumar

Peço licença a todos para relatar essa história  que é verídica e aconteceu comigo, Sérgio Rodrigo de Abreu.

Essa foi a frase que me salvou do vício do cigarro há 4 anos. Foram longos 17 anos de vícios e de muito dinheiro literalmente jogado no lixo. Hoje eu sei o quão egoísta eu era por não respeitar o espaço do outro e de pensar que os incomodados é que deviam se retirar. Essa infeliz idéia de fumar começou com a vontade de imitar os adultos, por achar que aquilo era sinônimo de status. No início era pegando cigarro escondido, depois comprando um maço e fazendo graça para os amigos. Isso aos 17 anos de idade. Infelizmente muito começam bem mais cedo que isso, aos 10, 12 anos por exemplo.

Mas como nada fica escondido por muito tempo, principalmente pelo mau cheiro do cigarro, as pessoas foram descobrindo aos poucos. Imagino a decepção da minha mãe quando me perguntou se eu estava fumando. Não tinha mais como mentir, o cheiro estava impregnado nas roupas. Quando meu pai suspeitou a primeira vez, eu me esquivei e sai pela tangente, mas um tempo depois eu não consegui esconder e disse a verdade a ele. Por ele também ser fumante e eu na época já com meus 19 anos, não teve questionamento.

 Foram muitos e muitos anos em que me vi dependente desse vício, e que, na falta do cigarro, a sensação de abstinência me deixava muito nervoso. Cheguei ao ponto de quase 2 maços por dia. Mesmo sabendo dos males que o cigarro causava eu fechava meus olhos e seguia rumo ao lento suicídio programado, pois o cigarro mata aos poucos. Hoje eu leio notícias do que realmente é feito o cigarro (cerca de 4.700 diferentes substâncias tóxicas e cancerígenas) e fico imaginando como pude ser tão cego. O cigarro é uma das piores invenções do homem, senão a pior de todas. E a que mais vicia, pois você pode fumar a qualquer hora, basta dar uma saidinha do ambiente proibido para ascender o pavio da morte. Vi parentes indo embora para sempre (morrendo) por causa do cigarro.

Eu tentei parar diversas vezes, sem sucesso, mas quando eu decidi parar pela última e definitiva vez eu estava em um lugar totalmente desfavorável. Final de ano, na praia. A única opção que eu tive era de parar com a bebida alcoólica junto, pois a bebida sempre dava mais vontade de fumar. Na manhã do dia 1º de janeiro de 2008 eu quebrei cigarro por cigarro que havia sobrado no maço enquanto eu repetia a frase que me ajudou: “HOJE EU DECIDI NÃO FUMAR.” Fiz isso enquanto caminhava lentamente para a praia de Vila Velha-ES. Nos primeiros dias, nas primeiras semanas, eu repeti essa frase algumas centenas de vezes. Força de vontade e determinação. Esses foram os remédios que eu precisei. Junto a isso me ajudaram o início de um namoro (com minha esposa Fabrícia) e o Poder de Cristo em minha vida.

Não quero ser o dono da verdade, nem dizer o que os outros devem ou não fazer, mas eu fiz, eu tomei uma atitude... Hoje me sinto muito melhor e livre desse vício maldito. Se você ainda não se decidiu, esse é o momento, aproveite enquanto está vivo e largue esse vício.

Obrigado pela atenção e que Jesus Cristo possa lhe dar a sabedoria necessária que precisa em sua vida e lhe encher de bênçãos de vitórias.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

2 comentários:

  1. Fico imensamente feliz quando vejo a verdadeira libertação que Deus operou em sua vida quando me lembro daquele Sérgio no passado e olho para ele agora um novo homem,transformado e liberto do álccol e do cigarro,Parabéns pela matéria e pelo blog já fiquei fã. Sua amiga sempre Ludmila

    ResponderExcluir
  2. Ei Lud... que bom que gostou da matéria e do blog... Acesse e comente sempre e me ajude a divulgá-lo... Tem matérias que te interessam profissionalmente aqui... grande abraço... Sérgio

    ResponderExcluir