quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tecnologia contra o bullying


Julio Artuz, um adolescente de 15 anos portador de necessidades especiais, filmou com o seu celular um de seus professores praticando bullying contra ele. No vídeo, seu professor o chama de “retardado”, e trava uma discussão com o aluno durante alguns minutos da aula. O vídeo foi entregue ao Conselho de Educação do condado de Gloucester, Nova Jersey, EUA, que suspendeu imediatamente o professor.

De acordo com uma reportagem realizada pelo ABC News sobre o caso, o garoto já tinha avisado o seu pai sobre as atitudes nada educadas de seu professor. No entanto, o pai desacreditou do menino de uma forma tão cética que pediu para ele oferecer provas disso. E foi o que Artuz fez.

"Os professores devem educar os alunos e construir sua auto-estima, e não colocá-los para baixo. Você não pode gritar com eles... Não pode degradá-los e ameaçá-los", disse Joyce McCormick-Artuz, a mãe do garoto, durante uma entrevista.

Steven Roth, o professor, viu o vídeo na presença da mãe do garoto e o diretor da escola. Na ocasião ele disse que havia tido uma “manhã ruim com a sua esposa”. O professor foi apenas suspenso por tempo indeterminado, mas com remuneração, enquanto os pais do jovem lutam contra o conselho escolar para demiti-lo.

Esse caso aconteceu nos Estados Unidos, mas poderia ser em qualquer lugar do mundo. Aluno vai à escola para aprender e o professor estudou para ensinar. Por mais complicada que seja a relação aluno-professor, deve sempre existir o respeito, pelo menos por parte do mesmo. E os pais devem ouvir seus filhos. Nesse caso, o garoto foi experto e gravou o vídeo e quantos milhares de alunos que não pensariam nisso.


Professores: respeitem seus alunos. Pais: ouçam seus filhos.

Denunciem o Bullying

Até breve com mais um Tecnologia em Foco 
          
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário