terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tecnologia no futebol - Parte 2


Apesar de distante, volta e meia a relação tecnologia e futebol vem à tona. Seleção com camisa ecológica, chuteira que se adapta ao gramado e bola que muda de cor quando é gol são os mais novos exemplos.

Esporte mais popular do mundo, o futebol é também resistente às inovações tecnológicas. Se no futebol americano e no hóquei há recursos como replays ao vivo para verificar a validade ou não de uma jogada, no bom e velho futebol a coisa não caminha por aí.

Gols invalidados injustamente, impedimentos não marcados e dúvidas entre se a falta foi dentro ou fora da área sempre fizeram parte das discussões sobre futebol. Contudo, se nesse aspecto o futebol é um tanto “atrasado”, na parte indumentária a coisa parece ter engrenado de vez.

Camisa amarela: consagrada e ecológica

Nesta quinta-feira, dia 25, a estadunidense Nike, fornecedora de materiais esportivos da Seleção Brasileira de Futebol, apresentou em Londres, Inglaterra, o modelo 2010 da camisa da seleção canarinho.  Com um design simples e praticamente toda em amarelo, a camisa dos brasileiros na Copa do Mundo de 2010 possui novidades invisíveis aos olhos.

100% verde

De acordo com a fabricante, a camisa é construída com 100% de materiais recicláveis: oito garrafas plásticas foram utilizadas na confecção de cada peça. Foram recolhidas garrafas de lixões do Japão e Taiwan, que, após serem processadas e transformadas em poliéster, confeccionaram as camisetas das dez seleções patrocinadas pela Nike.

As garrafas são lavadas para remoção de impurezas e cortadas em pequenos flocos, que então são derretidos para se transformarem em fios bem finos. É a partir desses fios que se forma o poliéster que compõe o tecido.

Costura sem fio

Outra novidade da camisa canarinho é sua costura, que usa cola ao invés de fios, algo semelhante ao que é feito com uniformes de pilotos de Fórmula 1 com o objetivo de reduzir o peso total do conjunto carro e piloto. Para os atletas, o resultado é também uma camisa mais leve, pesando apenas 160 gramas, cerca 15% menos do que a utilizada pela seleção na Copa de 2006 de acordo com a fabricante.

Camisa se ajusta ao corpo

Outra novidade é seu ajuste dinâmico, que “adapta” a camisa às curvas do corpo do atleta que a veste. Além disso, o uniforme é estruturado em malha dupla. O resultado disso é mais mobilidade para o jogador, bem como 10% a mais de elasticidade se comparada com uniformes tradicionais.

Lusa: camisa com realidade aumentada

A interação entre uniformes e tecnologia ganha um grande impulso com a nova terceira camisa da Portuguesa de Desportos (SP). Além de ter o preto como cor predominante – bastante diferente do tradicional rubro-verde – a camisa possui um recurso de realidade aumentada.

O novo uniforme foi desenvolvido em conjunto pela Penalty, fornecedora oficial de material esportivo da Lusa, e pela Cavalera, responsável por desenhar o terceiro uniforme do clube paulista. Quem adquirir a camisa pode colocá-la em frente a uma webcam e visualizar o algumas novidades no PC.

O resultado é a exibição de uma imagem que contém um script. O script leva o torcedor para uma página na internet com um quiz sobre a história da Portuguesa, uma boa oportunidade de testar os conhecimentos sobre seu clube do coração e ainda faturar prêmios – os ganhadores são os que obtiverem melhores resultados no jogo de perguntas e respostas.

E quem venham mais tecnologias para o futebol...

Fonte: TechMundo

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário