segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Qual é a sua competência ?


Fala-se muito, nos dias atuais, sobre competência, seja ela pessoal, profissional ou organizacional. Para contratações essa é uma característica muito observada para que a pessoa correta seja escolhida para a vaga correta. Mas o que vem a ser competência ? Segundo o livro de Benedito Milioni, Dicionário de Termos de Recursos Humanos, competência é conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permite atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização.” E é exatamente isso que é verificado no momento de uma entrevista. As empresas buscam sempre profissionais que possam ajudar a alcançar o sucesso desejado nos resultados.

A competência não é um fundamento exclusivo do líder. No entanto, o líder deve desenvolver, sem cessar, a sua competência para estar à altura de melhor servir. A sua autoridade moral aumentará na medida em que der provas do seu valor. A competência profissional não é somente uma condição de prestígio, é também uma questão de honestidade.


Na área de TI, assim como em todas as outras áreas, as competências também são muito observadas. Saiba algumas características estão sendo mais desejadas em um profissional de TI:

Experiência com empresa de integração de sistemas: Como várias empresas estão trabalhando como sistemas integrados, o mercado está buscando profissionais que saibam fazer/ajudar nessa integração. Se estiver complicado de achar esse profissional, a maioria das empresas optam por  realizar os treinamentos internamente.

Conhecimento de tecnologias emergentes da empresa: As tecnologias corporativas emergentes, tais como BI, Cloud Computing, estão evoluindo muito rapidamente e as faculdades não estão conseguindo capacitar de forma ágil os novos profissionais. Por esse motivo, as empresas estão oferecendo cursos específicos de capacitação para que o profissional esteja alinhado ao negócio.

O básico da tecnologia: O basicão da TI está sendo deixado de lado nas faculdades, pois imagina-se que os alunos já estejam aptos a realizar as tarefas técnicas. Infelizmente não é o que vem ocorrendo. Profissionais saem das faculdades sem saber o básico. Nesse caso, as empresas são forçadas a treiná-los internamente, com o famoso “aprender fazendo” e o ideal é sempre ter um profissional mais experiente na equipe para orientar os novos contratados.

Perspectiva do mundo real: Muitos profissionais não sabem como equilibrar TI com as necessidades dos negócios. Ou não percebem o custo de fazer alguma atividade, o tempo que irá demorar, as habilidades necessárias, etc. As escolas deveriam capacitá-los para isso. Mas esse tipo de capacitação está sendo realizado, com pouco tempo, em turmas de pós-graduação. Normalmente um ano a mais de estudo para o profissional.

Capacidade de trabalhar em equipe: A geração das redes sociais e que também são da área de TI, passam muito tempo, na faculdade, trabalhando sozinhos em projetos. Acabam não tendo a habilidade de construir o mesmo espírito de colaboração no local de trabalho. As próprias redes sociais fazem com que as pessoas se mantenham mais afastadas, fisicamente, umas das outras.

O que é muito positivo para essa geração é o fato de serem trabalhadores com muita vontade de aprender. São pessoas energéticas, criativas e dispostas e contribuir. Eles possuem um senso intuitivo de tecnologia e sobre como aplicá-las para melhorar o negócio. Eles trazem uma nova perspectiva, completamente diferente, e é daí que a inovação vem. 

 Eu tive o prazer de trabalhar com pessoas assim: dedicadas, competentes, criativas e profissionais e aproveito para deixar o meu abraços para 04 destaques: Álisson, Thiago, Willian e Pedro. Desejo muito sucesso e prosperidade a esses garotos que serão minha equipe sempre.





Até breve com mais um Tecnologia em Foco.
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário