sexta-feira, 9 de março de 2012

Carregando a bateria do celular com o calor do corpo


Power Feltro - Nanotecnologia

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Nanotecnologia e Materiais Moleculares da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Sul, Estados Unidos, criou um novo e promissor dispositivo termelétrico em tecido que converte o calor corporal em corrente elétrica.

Chamado de "Power Feltro", a tecnologia usa as diferenças de temperatura, ou seja, temperatura ambiente contra a temperatura corporal, para criar uma carga. A pesquisa foi lançada na edição atual da revista Nano Letters, um jornal líder em nanotecnologia.


Composto por nanotubos de carbono recobertos por minúsculas fibras de plástico flexível, o dispositivo é projetado como um tecido que pode ser incluído em forros de bancos de automóveis para aumentar a potência da bateria e outras necessidades elétricas, assim como em forros de roupas ou equipamentos esportivos para monitorar o desempenho e em ataduras "inteligentes" que acompanham as necessidades dos pacientes.

"Nós desperdiçamos muita energia na forma de calor. E com o dispositivo podemos aproveitá-la”, explicou o estudante e pesquisador Corey Hewitt para o portal da universidade. "Geralmente termelétricas são uma tecnologia pouco desenvolvida para captação de energia, ainda não há tantas oportunidades", acrescentou.

Segundo os pesquisadores, a melhor parte está no valor do Power Feltro que pode custar tão pouco quanto um dólar, ao contrário dos dispositivos termelétricos atuais encontrados em geladeiras móveis e refrigeradores de CPU, que podem custar até US$1.000 o quilo.

Atualmente Hewitt está avaliando várias maneiras de adicionar mais camadas de nanotubos e torná-los ainda mais finos para aumentar a potência. Embora haja ainda muito trabalho a fazer até o produto chegar ao mercado, o estudante já tem várias ideias para o dispositivo.

"Eu imagino ser capaz de fazer um casaco com um forro completamente feito com o Power Feltro, onde o corpo será aquecido com o próprio calor do corpo, enquanto o exterior permanece frio da temperatura exterior. Se o dispositivo for eficiente o suficiente, poderá alimentar um celular, o que seria ótimo para corredores de longa distância. É muito legal pensar tudo isso, e está definitivamente ao nosso alcance". Esse é um exemplo de que a energia sustentável pode vir de diversos recursos e o futuro do planeta depende disso.

Atualmente a universidade está em conversações com investidores para comercializar o Power Feltro.

Fonte: Ecodesenvolvimento.org

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário