quarta-feira, 28 de março de 2012

Brasil 4G


O 4G é o nome dado a um conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. O recurso alcança velocidades de até 100 Mbps, uma taxa mais de dez vezes maior do que a máxima obtida atualmente pelo 3G, que é de 7 Mbps.

Mesmo sem terem alcançado ainda o retorno financeiro almejado com a internet móvel 3G, as operadoras de celular deverão investir na nova tecnologia de quarta geração, o 4G. Os serviços 3G ainda não atingiram seu "amadurecimento" no país e essa falta de "amadurecimento", aliás, é uma queixa recorrente das prestadoras. As empresas têm usado a questão para lançar críticas relacionadas ao momento apropriado para o leilão das frequências de 4G na faixa de 2,5 GHz, e sobre o rigor das obrigações de cobertura do serviço nos próximos anos.

Existe uma demanda por tecnologia de ponta por parte da população, que deve ser atendida. Embora haja avanço expressivo na expansão da cobertura dos serviços 3G, a tecnologia está, até agora, presente em aproximadamente três mil municípios (hoje são mais de 5,5 mil municípios em todo o Brasil). No entanto, o leilão das frequências 4G - previsto para o início de junho - exige a cobertura das primeiras cidades com a nova tecnologia a partir do próximo ano.

As redes contidas no edital, não obrigarão as operadoras a oferecer a nova tecnologia em cidades menores que já contarão com padrão tecnológico anterior (3G). Portanto, esses municípios terão os serviços de voz e conexão à internet sem fio.

A infraestrutura a ser criada para a Copa ajudará ainda projetos como o Cidades Digitais, um programa do governo que prevê informatização de todos os equipamentos públicos e oferta de internet sem fio. Dados indicam que as conexões tiveram alta de 68% em 2011, sendo que na telefonia fixa a alta foi de 22% e na móvel de 99,8%.

Até lá os questionamentos vão continuar: Se ainda não conseguimos um amadurecimento do 3G, porque tentarmos evoluir pro 4G ? E as várias cidades que nem tem 3G, muito menos uma internet decente ? Se os planos 3G são caros e lentos o que será do 4G ? Difícil é responder...

Fonte: OlharDigital

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário