terça-feira, 20 de março de 2012

São as águas de março fechando o verão...

Bom dia pessoal... Achei esse texto interessante e resolvi compartilhar com vocês. Boa leitura.


"O que as chuvas têm a ver com as finanças pessoais? Este texto foi especialmente escrito para pessoas que não possuem rendimento fixo, salário todo mês, principalmente vendedores, profissionais liberais.

Os profissionais que possuem rendimento variável têm também o seu período chuvoso. Quando conseguem faturar mais, é hora de fazer um planejamento e encher os reservatórios (reserva financeira) para enfrentar, sem problemas, os meses de seca, quando o rendimento cai e as contas mensais continuam.

No Brasil, o movimento econômico engrena mesmo é depois do Carnaval e da Semana Santa. Então, se você tem chance de faturar mais depois dessa época, planeje seus gastos pessoais e familiares para que você possa construir uma reserva financeira para enfrentar os meses críticos (cada área tem o seu).

Não é por que você está faturando mais agora que pode gastar mais. Isso é muito comum para pessoas que não possuem planejamento financeiro. Gastar é muito bom, é um prazer, e todo vendedor deve saber muito bem disso. Porém, você não pode entrar no círculo vicioso dos gastos, ou como escreve Robert Kyosaki, a “Corrida dos Ratos”: quanto mais se tem, mais se quer gastar.

Sempre existe algo novo em que gastar dinheiro e cada coisa tem um preço. Não crie “cabides” dizendo que “se eu ganhar mais vou guardar para constituir a reserva financeira”. Ou “eu ganho pouco e não tenho como fazer sobrar”, ou ainda “eu quero é aproveitar a minha vida agora”. Todas as pessoas têm condições de racionar os gastos para não criar mais à frente um apagão nas contas pessoais. E, reafirmando, a qualidade de vida é muito afetada quando existe um descontrole das finanças pessoais, isto confirmei na minha dissertação de mestrado. Até sua produtividade é afetada. Como você consegue trabalhar bem, lembrando que seu cheque especial está no limite, e que no cartão de crédito está pagando o mínimo? Então, mãos à obra! Faça um balanço dos gastos e planeje-se para não ficar no apagão das finanças pessoais. 

Viva em paz com seu Dinheiro."

Fonte: Lagoinha.com
Erasmo Vieira - Palestrante e Consultor de Finanças Pessoais

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário