segunda-feira, 5 de março de 2012

Foursquare - Definição e Riscos


Em uma fusão de twitter com Google Maps, o Foursquare é a mídia social que vai te livrar do tédio ou da falta de criatividade nos finais de semana. Essa ferramenta é bem simples: através de um perfil, você compartilha com seus amigos o lugar onde está,e também pode escrever dicas a respeito do lugar.

Diferente de outras mídias sociais como o Orkut, Twitter e Facebook, o Foursquare promove uma interação mais direta do mundo online com o offline. Quando você fala pro Foursquare onde você está, isso se chama “Checki-In”. Você pode dar checki-in em bares, parques, museus e restaurantes, assim você avisa aos seus amigos onde você está para que eles possam te encontrar. Cada check-in te dá pontos e “bagdes” baseados na quantidades check-ins ou lugars que você vai.

Ele é uma rede social e de microblogging que permite ao utilizador indicar onde se encontra, e procurar por contactos seus que estejam próximo desse local. O aspecto lúdico vem do fato de ser possível acumular distintivos relativos a lugares específicos, um pouco como os autocolantes dos anos 70.
A aplicação funciona para iOS, Android, Windows Mobile, Blackberry e Symbian.

Criação: O serviço "foursquare" foi criado em Nova Iorque em 2009 por Dennis Crowley, Naveen Selvadurai, Harry Heymann, Nathan Folkman e Mike Singletonau e o seu logo foi desenhado por Mari Sheibley. 

Funcionamento: Para cada local que você chega, pontos são acumulados. Estes pontos geram dois rankings de classificação: um no qual participam você e sua rede de contatos; outro que partipam você e todos os usuários da sua cidade. Quanto mais vezes você "frequentar" um lugar, melhor. E se você for o usuário que mais acessa determinado local, torna-se prefeito daquele local, tendo inclusive a responsabilidade de cuidar do lugar no site do serviço, editando endereços, local do mapa, adicionar categorias, enfim, administrar e gerenciar as informações disponibilizadas naquele local. Também é conferido uma espécie de troféu para os usuários mais ativos, que levam em consideração critérios como hábitos e frequência de acesso aos locais mantidos pelo serviço. O sistema de classificação é reiniciado a cada semana, estimulando as pessoas a continuidade das atividades ligadas ao jogo. Uma forma diferenciada de combater o sedentarismo e monotonia que é tão criticada hoje em dia, principalmente nos grandes centros urbanos.

Como usar ? Visite o www.foursquare.com para se inscrever e fazer o download do aplicativo para o seu celular !
O Foursquare cresce no Brasil mesmo estando em solo infértil. No país, o crescimento do acesso à rede social ainda esbarra em barreiras como o idioma local. O produto ainda não foi localizado (traduzido para o português) no Brasil, o que é uma desvantagem normalmente, mas temos muitos usuários entusiasmados nesse mercado.

Riscos: A postagem de informações nas redes sociais, faz com que as pessoas se exponham e se coloquem na mira de um sequestro, um assalto. O perigo do Foursquare reside exatamente na sua essência. Ao dizer onde você está naquele  momento, não se sabe exatamente que tipo de pessoa está recebendo aquela informação. Ao fazer os tais check in em bancos, restaurantes e até outros estados, você dá o start para um criminoso entrar em ação.Isso não é só no Foursquare, mas também no Facebook, no Orkut, sites de relacionamentos onde os usuários postam fotos, mostram o carro que possuem, a placa desse, fotos da fachada da casa, expõem a própria rotina.

Sugestão: Uma dica simples para evitar problemas é dar o check-in em um local somente ao sair dele, assim, se alguém quiser fazer algo de mal você já não estará lá mais.

Fontes: foursquarebrasil, folha.com, acritica.uol

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário