quarta-feira, 21 de março de 2012

Tomada Inteligente


Sony desenvolve tomada inteligente que cobra pela energia consumida. Os adaptadores identificam os aparelhos conectados e até conseguem calcular, em tempo real, quanto foi gasto em um determinado período.

A Sony está trabalhando em tomadas inteligentes que podem ajudar no gerenciamento da energia elétrica, segundo o DigiInfo. Os adaptadores contarão com as tecnologias RFID e NFC, que poderiam, por exemplo, identificar quais os eletrônicos que estão plugados e até cobrar pela energia consumida, em tempo real.

As tomadas inteligentes poderiam controlar os equipamentos em um blackout, cortando o fornecimento de energia de aparelhos que não sejam essenciais e, eventualmente, também poderia permitir que um sistema de tomadas públicas reconheça os seus dispositivos e adicione a eletricidade fornecida à sua conta pessoal. Dessa forma, os usuários pagariam pela energia consumida em débito na conta corrente.

A Sony não informou quando este tipo de dispositivo estará à venda, mas, acredita-se que deverá demorar para que os plugues inteligentes de tornem realidade. Para entender como a novidade funciona, assista ao vídeo abaixo.

Fonte: Olhar Digital

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário