quinta-feira, 1 de março de 2012

Carnaval deixa lixo de recordação

O Carnaval acabou, mas deixou de recordação muito mais do que a alegria e saudades nos foliões. Nos circuitos da folia, grandes quantidades de lixo foram encontradas nos primeiros dias após a festa. O cenário, contudo, não é de todo desolador: nas folias mais tradicionais, a quantidade de lixo encontrado apresentou queda.


Em Salvador, a retirada dos resíduos do Carnaval do mar começou na manhã de quinta-feira, 23 de fevereiro, com uma parceira entre a Limpurb (Limpeza Urbana de Salvador) e o Projeto Galeão. Uma equipe de 15 mergulhadores recolheu do fundo do mar das praias do Cristo e do Farol da Barra quase 85 quilos das sobras da folia, entre latinhas de cerveja e refrigerante, garrafas PET, abadás, madeiras, espetinhos, shorts, roupas e um aparelho celular. Nas ruas, o projeto Ecofolia Solidária atingiu a meta prevista e coletou 65 toneladas de resíduos durante a festa, pouco acima das 63 em 2011.

O número é menor em comparação ao ano passado, quando foram retirados 1.300 quilos de resíduos da Baía de Todos os Santos, após o carnaval. Para se ter ideia, no final de janeiro deste ano, uma ação da Limpurb recolheu 433 quilos de resíduos no mar do Farol da Barra. Segundo a prefeitura, a redução ocorrida na festa do momo ocorreu devido às campanhas de conscientização.



Durante o carnaval no Rio de Janeiro, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) recolheu 642 toneladas de lixo. O número representa uma queda de 24% em relação a 2011, quando foram coletadas 849 toneladas de resíduos. Para a prefeitura carioca, a redução do lixo deve-se ao trabalho ininterrupto de 3 mil homens da Companhia de Limpeza,aliado à mudança de postura dos foliões.



Nos primeiros dias da folia carioca, a quantidade de resíduos chegou a apresentar queda de 59% (11,2 toneladas recolhidas, contra 19 no ano anterior). A redução, entretanto, não aguentou a passagem de um dos mais tradicionais trios da cidade: o cordão da Bola Preta, no qual foram recolhidos 23 toneladas contra as nove do segundo lugar.

Aumento

Em Recife, somente um dia foi suficiente para fazer estrago. A passagem de mais de dois milhões de foliões no Galo da Madrugada pelas ruas do Recife Antigo, no sábado, deixou de recordação mais de 150 toneladas de lixo e entulho, recolhidas até o início de domingo na cidade.


Mas não foi somente nos circuitos tradicionais da folia do país que a educação ambiental fez falta. Em Manaus, foram recolhidas 60 toneladas de lixo somente no Sambódromo, no desfile de Carnaval ocorrido no final de semana. O volume representa 75% da coleta de toda a cidade durante um mês, período em que normalmente são recolhidos 80 toneladas. Além disso, em relação ao ano passado o número, de 40 toneladas,  aumentou 50%.

fonte: ecodesenvolvimento.org.br

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário