segunda-feira, 17 de outubro de 2011

e-Lixo


O e-lixo (ou lixo eletrônico, lixo tecnológico) é um termo designado para qualquer equipamento eletrônico que perdeu a sua vida útil e, consequentemente, foi descartado; podemos citar como exemplos um desktop, monitor, celular, dentre outros. É importante ressaltar também que o significado de lixo eletrônico não deve ser confundido com o envio de publicidade via e-mail denominado spam.

A população de Belo Horizonte descartou no ano de passado (2010), quase oito toneladas de celulares, desktops e notebooks. OU seja, cada consumidor da capital produziu aproximadamente 1,5 kg de lixo tecnológico, um volume 20% acima da média nacional, que é de 1,2kg per capita/ano. O dado é da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente). E a tendência para os anos seguinte não é nada animadora. A quantidade de lixo tecnológico produzido por cada brasileiro triplicará na próxima década. Em 2020, a quantidade de lixo tecnológico produzido na Grande BH saltará para 23 mil toneladas por ano (3,7 kg para cada habitante). No Brasil esse número chegará a 645 mil toneladas. É preciso que a população tenha conhecimento desse dado, para que ele vire informação e conhecimento e que um plano de ação seja colocado em prática, pois são poucas as ações desenvolvidas para incentivar o descarte correto desses materiais. Esse tipo de lixo possui componentes nocivos à saúde e ao meio ambiente, por isso exige um descarte especial. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe à indústria coletar aparelhos, pilhas e baterias usadas. Ao consumidor cabe o dever de não jogar os aparelhos eletrônicos obsoletos no lixo comum.


Infelizmente não existe uma ampla divulgação de locais de descarte de lixo tecnológico. Andando pela cidade, principalmente pelos bairros, podemos ver carcaças de computadores jogados fora sem o menor cuidado com o meio ambiente. Esse tipo de lixo pode ser visto também dentro do Ribeirão Arrudas, que aliás, recebe várias coisas que deixam qualquer um triste. Existe uma série de boas práticas que podem ser realizadas para o tratamento correto do e-lixo como o descarte correto em institutos e organizações que podem tratá-lo sem que cause impactos significativos ao meio ambiente, doá-lo quando em bom estado e com possibilidades de uso a quem precise dos mesmos, e reduzir o consumismo supérfluo de tendências. Isso se chama Responsabilidade Social e Inclusão Digital.

Muitas pessoas conseguem utilizar a criatividade para reciclar diversos tipos de materiais, inclusive equipamentos de TI. Peças que certamente vão para o lixo, podem virar peças de decoração, acessórios como brincos, pulseiras, colares, bolsas. Uma rápida pesquisada na internet nos mostra como isso é possível. Sustentabilidade, palavra que está muito na moda hoje em dia, mas que nem todos sabem exatamente o que é. TI Verde é outro termo que está despontando nos assuntos referentes à conscientização ambiental. Esses dois são assunto para as próximas matérias.


Mas você sabe onde descartar o seu lixo tecnológico ou onde pode doá-lo para alguma instituição ? Se não segue algumas dicas em BH. Divulgue esses endereços e telefones em sua rede de relacionamentos.

Onde descartar
Saiba onde você pode doar seu celular, notebook ou computador obsoleto:
PRODABEL/PBH – r. José Clemente Pereira, 440 – Bairro Ipiranga. Telefone: 3277-6259.
AMAS (Associação Municipal de Assistência Social) – Entrega deve ser agendada pelo telefone 3277-5219.
CMRR (Centro Mineiro de Referência em Resíduos) – r. Belém, 40 – Esplanada. Telefone: 3465-1200.
ONG CDI Minas – r. Garret, 628 – Nova Granada. Telefone: 3373-2150.
 Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

Um comentário:

  1. Visite o link abaixo, tem Arte com Reciclável também:
    artecomreciclavel@bol.com.br
    artecomreciclavel@gmail.br
    artecomreciclavel.nato.net
    facebook.com/artecomreciclvel
    Fanpage: facebook.com/artecomreciclavel
    Google+ Gilberto Vieira Mendes
    Twitter.com/artecomreciclav

    ResponderExcluir