quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E-mail Marketing versus SPAM


"Levantamento da Return Path, empresa de certificação de e-mail, mostra que só 64% dos e-mails no Brasil (seis em cada dez) chegam às caixas de entrada. A Austrália é um dos países com a maior taxa de eficiência: 89% dos e-mails são entregues. A América Latina tem a pior taxa de entrega de e-mails em todas as regiões do mundo: 62%. Já 38% são rejeitados ou classificados como spam. No Brasil, 25% das mensagens vão para as pastas de spam e lixo eletrônico e 11% são perdidas. Segundo o estudo, os números refletem alguns problemas: falta de boas políticas de comunicação por e-mail e a crença de que um e-mail, que não é devolvido, foi entregue – o que nem sempre acontece. Também foi analisado o Gmail e constatado que 91% dos e-mails foram direto para a caixa de entrada. O restante foi para o spam. Cerca de 17% das mensagens foram para a “caixa prioritária”."

Com base nessas informações, quem tem e-mail, independente se é gratuito ou não, recebe uma grande quantidade de e-mails diariamente. Desses, poucos são realmente interessantes e a grande maioria é lixo digital. Muitas empresas, normalmente as menos conhecidas, enviam e-mails sem o interesse das pessoas, enquanto que outro tanto de empresas, enviam somente quando um a pessoas solicita. Mas qual a diferença desses dois ? Um é o famoso SPAM e o outro é conhecido como E-mail-Marketing. Vamos entender as diferenças de cada um. Seguem as definições:

 
SPAM: abreviação de inglês de “spiced ham” (presunto condimentado) é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE, Unsolicited Commercial E-mail, ou E-mail Comercial não solicitado.

E-mail Marketing: é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas. 


O e-mail marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, em promoções e em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário, etc... Também são utilizados para envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos, onde a pessoas escolhe se quer receber através de cadastros em sites específicos de lojas virtuais e empresas.

Sabendo das diferenças, já podemos distinguir esses e-mails e providenciar que grande parte deles pare de ficar enchendo as caixas postais pessoais e profissionais. Os provedores de e-mail já possuem sistemas anti-spam e com essa ferramenta, basta sinalizar o e-mail como SPAM que aqueles já não chegam mais. Ficam armazenados durante um período em uma caixa de SPAM. Se alguém lhe enviar um e-mail e o mesmo não chegar, verifique com a pessoa se o e-mail estava correto e olhe também na pasta de Spam, pode estar lá.

O Brasil está em terceiro lugar no ranking de países que mais enviam spam. Para ocupar a terceira colocação nessa lista, o Brasil foi fonte de 5,41% de todas as mensagens enviadas no mundo, ficando atrás de EUA (35,11%) e Índia (5,48%). Fonte AVG Technologies.

Existem empresas que compra listas de e-mails afim de informar sobre seus produtos. Isso é Spam. E a dica é: sempre que for enviar e-mails para várias pessoas, mesmo que sejam todos conhecidos, utilize a opção de cópia oculta e esse e-mail veio de alguém com uma lista de contatos no corpo do e-mail, apague essas informações. Não repasse os emails de outras pessoas para frente. Sempre tem alguém que monta bancos de dados para vender essas informações. Não contribua com os Spammers, aqueles que mandam e-mails não solicitados.

Seja profissional, use as ferramentas de trabalho de forma legal. Em breve uma matéria sobre Netiqueta.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

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