quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Líder ou Chefe ?


Você certamente já ouviu as expressões “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, “quem sabe faz, quem não sabe vira chefe”, “é muito cacique pra pouco índio” e até mesmo “quem tem chefe é índio”, não é mesmo ? Essas expressões já foram muito utilizadas em organizações em que as pessoas que possuíam o poder, simplesmente mandavam fazer. Essas pessoas são conhecidas como chefes, aquele que é respeitado e obedecido por causa de seu cargo, parentesco com os donos e da sua antiguidade na empresa.  Felizmente, esse tipo de liderança está se extinguindo, pois o líder atual, aquele que busca a excelência em sua profissão, precisa aprender a liderar a cada novo dia. Muitas pessoas já viverem e infelizmente ainda passam por situações desmotivadoras com esse tipo de “patrão”. 

Ainda existem hoje gerentes jovens que ao contrário do que imaginamos, em vez de “oxigenar” (motivar) o ambiente de trabalho através de novas técnicas de gestão, estão conseguindo “carbonizá-lo” (desmotivá-lo) devido ao uso excessivo do poder e da sua singular prepotência. 

O mundo evoluiu e as organizações devem seguir o mesmo caminho. O que menos precisamos é de chefe. Cada vez mais falasse em liderança profissional. Um líder servidor é aquele que dá exemplo, orienta, delega, é respeitado pela sua empatia, sabedoria... Diferente dos chefes, ele não tem funcionários dominados e sim parceiros liderados. Ele os serve com sabedoria, sabe cobrar com inteligência e dinamismo sem tirar a motivação de cada um. O líder mostra a cada um a importância de se superar os desafios: “O rio só atinge o seu objetivo de chegar ao mar porque ele supera os desafios.” Um líder convicto é aquele que acredita no potencial da equipe para superar as dificuldades e os leva até onde seja necessário com este objetivo.

Um verdadeiro líder é respeitado e admirado como um exemplo, não só por causa da sua antiguidade e do seu cargo, mas principalmente por causa das qualidades de caráter e pela sua competência. Ele não busca as soluções sozinho, e sim uni a equipe para que juntos cheguem às melhores opções para um determinado problema. Um líder que não tem paixão pelo que faz ficará limitado junto com a sua equipe. A presença de um líder é constante mesmo em meio a crises e problemas que a empresa possa passar. Suas ações e atitudes fazem com que ele ganhe cada vez mais o respeito de todos. É sincero, verdadeiro, não existe incompatibilidade entre o que diz e o que efetivamente faz.  O líder possui conhecimento, boas capacidades de planejamento, previsão, ação, uma visão orientada para atingir objetivos, perspectiva, foco no trabalho, respeito por cada membro da sua equipa, e ao mesmo tempo ganha o respeito destes, atua como um amigo e age como um mentor.

         Lembre-se que há grandes diferenças entre um líder e um chefe, tais como:
LÍDER
CHEFE
Visão panorâmica (sistêmica)
Visão curta
Lidera pessoas
Administra recursos humanos
Precisa ganhar mais do que perder
Precisa ganhar sempre
Tem competência
Tem todo o poder
Conflitos são lições
Conflitos são aborrecimentos
Crises são oportunidades
Crises são riscos

Ao contrário do líder temos o chefe, cujos pensamentos e ações seguem na contramão dos rumos atuais de relação entre líder e liderados, pois ele se mostra uma pessoa antipática, dona da razão, mal-humorada, arrogante, anti-social, etc... 

O seu superior é assim ? Então você tem dois caminhos a seguir: Ou aprende a conviver com um chefe ou busca uma recolocação no mercado. Mas prepare-se, pois o mercado está cada vez mais exigente...

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

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