terça-feira, 25 de outubro de 2011

Apagão Fotográfico



De repente o mundo ficou sem referência de passado, mesmo tendo um aumento explosivo do uso de imagens digitais. Hoje tiramos fotos não só de máquinas fotográficas, ou melhor, câmeras digitais, na verdade esses câmeras estão ficando em segundo plano quando se fala de fotografia. Os celulares com câmera estão tão popularizados que às vezes nos assustamos com a quantidade de fotos registradas no dia a dia. Mas e a vida útil dessas fotos, ou melhor, desses arquivos ? Infelizmente milhares dessas fotos se perdem por falta de uma cópia, por roubo de um celular, ou mesmo por não se ter uma cópia física da foto. Isso mesmo, uma cópia física aqui significa a real revelação de uma fotografia, mais conhecido, agora na Era da Tecnologia como impressão. A revelação de fotos online é o nome vulgarmente dado ao procedimento de envio eletrônico de arquivos digitais de imagens para processamento e produção de cópias impressas por empresas especializadas. O termo não é tecnicamente correto, porque este processo dispensa justamente a etapa tradicionalmente conhecida como revelação fotográfica, porém, tem sido largamente incorporado ao vocabulário popular. 


Da mesma forma que o consumo de câmeras e celulares com câmeras subiu vertiginosamente, o valor da impressão de uma foto caiu consideravelmente. A facilidade de se tirar uma foto, apagar e tirar novamente é tão grande que a importância já não é mais a mesma. Daqui a alguns anos não existirão mais álbuns de fotos, somente os digitais. Aquele saudosismo, de se pegar vários albinhos de fotos e ir olhando um a um para relembrar o passado e rir bastante ou emocionar-se com a falta de alguém que já se foi, está acabando. Só vemos fotos nos computadores ou porta retratos digitais. Será que chegaremos ao ponto de irmos a uma exposição de fotografia e vermos apenas um telão passando as fotos como se fosse um filme ? Sei que os amantes da fotografia não deixarão isso acontecer. Existem também os amantes das “pinholes” (máquinas fotográficas artesanais), mas essas terão um artigo especial em breve.

A palavra fotografia vem de do grego e significa “desenhar com luz e contraste”. Constumo dizer que a fotografia nada mais é do que a eternização de um momento que ficou no passado. Por isso devemos dar a máxima importância à conservação da mesma. A cada dia que passa nos encantamos com as mais belas fotos registradas e eternizadas por um fotógrafo, mas se nós registramos uma imagem, passamos a ser o fotógrafo dela, o responsável para que ela não se perca no tempo. Confesso que há alguns anos atrás, com um pensamento diferente, eu deixei que se perdessem centenas de fotos pessoais, simplesmente por tê-las apenas em um lugar: no meu computador pessoal. 

Atualmente várias pessoas salvam suas fotos em CD, DVD, pendrive, etc... mas se esquecem, ou não sabem, que esse tipo de mídia tem vida útil e que essa vida útil é relativamente curta, 05 anos. Quem nunca perdeu uma foto digital que dê o primeiro click. Cuide de suas fotos com carinho. Sempre que possível revele (imprima) as melhores em um laboratório especializado. Caso prefira as imagens digitais, faça cópias e guarde os CD’s ou DVD’s em lugares longe de humidades. Trabalhe com mídias de boa qualidade, marcas desconhecidas aumentam o risco de perda. Se possível tenha pelo menos um HD externo para armazenar suas fotografias e tenha o mesmo cuidado, principalmente com manuseio e transporte. Existem ainda sites para armazenamento de fotos, mas na maioria deles, o armazenamento é limitado.

Fotografem com moderação, pois a cada click a vida útil da sua câmera também diminui.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário