segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gestão do Conhecimento


Há muito tempo ouve-se falar de gestão do conhecimento, mas será que a maioria sabe o que é. O objetivo dessa matéria é tentar elucidar um pouco sobre esse assunto. Tanto na vida pessoal quanto na vida profissional é preciso ter e buscar conhecimento para que se possa ter discernimento entre o certo e o errado. Estamos vivendo em uma época que a informação está ao alcance de grande parte da população. A busca pelo conhecimento é fundamental para a “sobrevivência” de profissionais e empresas. Para uma melhor colocação no meio coorporativo, profissionais estão buscando cada vez mais o conhecimento, estão se aperfeiçoando e se especializando. Mas se esse conhecimento fica guardado na cabeça das pessoas, que tipo de proveito outras pessoas poderão ter ?


O conceito de gestão do conhecimento parte da princípio de que todo o conhecimento existente em uma empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Por outro lado, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem e devem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. O conhecimento deve ser compartilhado. Ele é um excelente recurso estratégico para a vida das pessoas e empresas. Se puxar para nenhum dos lados (pessoal ou profissional) sabemos que  para um bom convívio e evolução é preciso buscar e difundir o conhecimento através de diversas formas e ferramentas. De forma ativa, as pessoas podem buscar esse conhecimento através da internet, intranet, cursos, palestras, benchmarking, entre outros. As empresas por sua vez devem usar os recursos de intranet, treinamentos internos, seminários, etc... Existem ‘n’ formas de se gerir o conhecimento. Tornou-se insuficiente, inclusive para as empresas contar com profissionais que detenham um volume significativo de títulos, de cursos. As organizações esperam que esses talentos saibam como disseminar e aplicar aquilo que se foi adquirido e incorporado por suas mentes. Na Era do Conhecimento, são as organizações que precisam das pessoas, pois antes do profissional e do produto, até mesmo da própria empresa, está a pessoa humana, em todos os níveis.

Temos que levar em conta também a ética para não puxar o tapete de ninguém, pois isso vai acabar voltando para você. A transparência do conhecimento pode levar uma empresa a grandes conquistas, pois terá uma equipe que sabe exatamente o que a corporação deseja e como alcançar os objetivos propostos. O mesmo serve para o lado pessoal, onde uma informação correta e clara pode ajudar muito uma pessoa junto à sua família e amigos. O homem dita os caminhos da sociedade e junto deve fazer com que o conhecimento seja uma coisa prazerosa de se conquistar. O conhecimento adquirido é uma coisa que não pode ser tomada é para a vida toda. 

“Mais do que transmitir conteúdos ou construir avaliações, educadores e gestores precisam ajudar os aprendizes a desenvolver seus talentos e saber empreender, pois estas serão atividades educacionais fundamentais para que os mesmos saibam agir e criar a sustentabilidade de suas organizações.”, Eduardo Carmello (Consultor Organizacional).

Preocupe-se em ensinar antes de cobrar algo. É melhor ensinar a pescar do que entregar o peixe. Faça com que as pessoas próximas a você, que o procuram para que você faça algo, sintam-se motivadas a buscar o conhecimento. 

E o mais importante, seja paciente, faça sempre com o coração.


Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

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