sexta-feira, 14 de outubro de 2011

TI versus IT


Atualmente é muito comum vermos termos em inglês sendo incorporados em nosso dia a dia. Principalmente dentro do mundo da tecnologia. E o foco dessa matéria é justamente em cima da TI (Tecnologia da Informação), ou seria da IT (Information Tecnology) ? Esse é um setor de extrema importância para a continuidade do negócio, da empresa. É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão. Todos os dados da empresa são transformados em informações que se transformam em conhecimento, que, por conseqüência, podem virar planos de ação com oportunidades de melhoria e finalmente com metas e objetivos.

Viu só como as informações coorporativas são importantes? Olhando por esse ponto de vista quem deve vir primeiro a Tecnologia ou a Informação ? Antigamente as empresas viviam com muitos dados e sem tecnologia para a gestão da informação. A tecnologia é uma ferramenta de grande importância para a organização dos dados. Sendo assim, o termo mais correto seria o do inglês, Information Tecnology, onde a informação vem à frente da tecnologia. Podemos executar determinadas tarefas ou tomar decisões sem o uso da tecnologia, mas nunca sem a utilização da Informação.

Mas como fazer para melhorar um termo que já está encravado na sociedade? Podemos olhá-lo de outra forma como, por exemplo: Transparência da Informação. Mas o que significa esse "novo" termo ? A informação, independente do contexto deve ser a mais clara possível para um bom entendimento de todos. Quando um cliente quer adquirir um determinado produto a informação do que ele quer tem que ser bem transparente para bom entendimento do vendedor. O mesmo acontecendo quando um funcionário novo começa a exercer determinada função. Sem a transparência do que ele deve executar, não é possível cobrar um bom desempenho.

Se sairmos do contexto profissional e formos para o pessoal, o termo transparência da informação continua valendo. Com o cônjuge ou namoradas (os) é a mesma coisa. Imagine em um relacionamento onde as informações do que os dois gostam não são bem esclarecidas: Um pode levar o outro para comer sushi sem saber que o mesmo é alérgico a peixes ou frutos do mar. Com os filhos é a mesma coisa, se não estiver bem transparente a informação que se pode ou não fazer, os filhos vão continuar fazendo e os pais brigando e se estressando. Os seus direitos e deveres como cidadão também devem sem claro para que não façamos coisas que não devemos. E a transparência da informação no governo ? É ainda mais importante, mas como sabemos, ou melhor, como não sabemos, muita coisa acontece de forma oculta, exatamente por ser fora da lei, mas isso é um outro caso que não cabe aqui...

A transparência é essencial para relacionamentos pessoais ou profissionais. Seja dentro da empresa ou com fornecedores, seja com amigos ou parentes, seja Transparente.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário