terça-feira, 11 de outubro de 2011

De repente a luz se foi...



... ela começou a piscar, alguns computadores desligaram, até que a luz apaga de vez. Todos correm para as janelas para ver a proporção do impacto da falta de energia. Todos os prédios ao redor estão no escuro, apesar de ainda ser 4 da tarde.

As primeiras reações são de brincadeiras: “poxa, foi o mesmo estagiário da semana passada”. Outros agradecem a Deus pela chuva: “Estava precisando mesmo, tem muito lugar seco sendo destruído pelo fogo”, “o tempo estava seco demais, até meu cachorro amanhece tossindo”.

O tempo vai passando e nada da energia voltar. A preocupação agora é com pessoas que podem estar presas nos elevadores, já que o edifício tem 17 andares. Algumas pessoas se reúnem no café. Somente uma pessoa continua tentando trabalhar: ele está com um notebook. Quem está perto brinca dizendo que vai passar todas as demandas para ele, mas ele desiste de continuar rapidamente, pois não tem internet para fazer nada. Nem pelo celular tem internet, alguém tentou postar algo no Facebook e não conseguiu. Alguém tenta usar o celular e a mensagem é: rede ocupada.

Os grupos vão se formando e o tempo passando. Vejo um belo contraste: uma pessoa lê um livro e outro tenta usar um ipad. Esse nem pôde agradecer o Steve Jobs pela sua geniosidade. De um lado uma pessoa está preocupada com o pagamento do mês seguinte. Peraí, ainda estamos no dia 11. A chuva já passou, mais de meia hora se foi e nada de energia ainda. Pelo horário, alguns vão embora e enfrentam 10 andares de escada. Presencio outro contraste: enquanto ouvimos piadas para passar o tempo, outros, que estavam com reunião marcada, se reúnem em uma sala para aproveitar a claridade.

E da mesma forma que foi, ela volta... Muitos comemoram: “Ebaaaa”. São 5 horas da tarde e voltamos à rotina de um final de dia, véspera de feriado. Esse foi um fato verídico ocorrido no centro de Belo Horizonte na tarde do dia 11 de outubro de 2011. Essas situações devem ter se passado em várias empresas e escritório. Mesmo com os mais modernos computadores e aparelhos tecnológicos ficamos ilhados e restritos aos assuntos internos. A falta de energia elétrica parou o serviço de centenas de pessoas.

Esse foi mais um Tecnologia em Foco que teve que começar no caderno para ser digitalizado e publicado...

Até a próxima e Feliz Dia das Crianças

Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário