quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Organização e Segurança da Informação

Estamos vivendo em um mundo globalizado, conectado, com o espaço geográfico fragmentado, porém fortemente articulado por redes, onde a informação, independente do seu formato, é um dos maiores patrimônios de uma organização moderna, sendo de vital importância para todos os níveis hierárquicos e dentro de qualquer instituição seja ela pública ou privada. Considerada um ativo importantíssimo para a realização e a continuidade do negócio, a informação deve ser organizada, protegida e gerenciada.

Para que tenhamos um pouco mais tranquilidade em relação às informações digitais que manipulamos no nosso dia-a-dia é que se faz necessária a implantação de um plano de contingência, também conhecido como backup. Mas o que essa pequena palavra significa ? Backup nada mais é do que uma “cópia de segurança”, que entrará em funcionalidade caso os dados originais sofram algum dano como perda, alteração inadequada, ou um desastre (incêndios, alagamentos, problemas elétricos, poeira, fraudes, uso inadequado dos sistemas, engenharia social, guerras, sequestros, etc.

A segurança da informação está relacionada com a proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. Porém, não podemos pensar apenas em segurança no nível técnico (Control+C, Control+V), pois as informações também estão com as pessoas e vão aonde elas vão. Pois bem, imagine um cenário onde uma pessoa possui muita ou toda informação e conhecimento de um determinado setor e tudo fica centralizado nela. A saída dessa pessoa da empresa ou instituição pode ser desastrosa se nada estiver documentado. Aí surgem as seguintes perguntas: Como fazer backup dessas informações ? Como restaurar essas informações ?

Esse é um dos pontos em que muitos gestores, diretores e donos de empresas falham por não se preocupar com a manutenção e backup das pessoas e com a documentação (física ou digital) das informações, dos processos e projetos. A gestão de pessoas é uma das fraquezas detectadas na análise SWOT de muitas empresas e é preciso uma boa e bem planejada Política de Segurança da Informação e que os funcionários tenham consciência da importância de ser profissional no ambiente de trabalho, mas esses são é temas para outras matérias.

Vejam dois trechos de duas notícias veiculadas recentemente em um site voltado para o mundo digital:
“De acordo com a pesquisa da empresa Mozy.com, hoje existem 600 Exabites (ou 600 bilhões de gigabytes) de dados na rede (internet). Nos últimos 3 anos, produzimos mais dados do que todos os outros 20 anos de existência da internet.”
“Um relatório publicado pela consultoria PricewaterhouseCoopers, a partir de entrevistas com 9,6 mil altos executivos (CEOs, CFOs, CISOs, CIOs, CSOs, VPs e diretores de TI e de segurança da informação) de 138 países, incluindo o Brasil. aponta que somente 13% das companhias consultadas adotam uma abordagem adequada de segurança da informação.”

Se a quantidade de dados/informações está crescendo de forma tão acelerada e se poucas empresas estão antenadas se preocupam com as suas informações, dá para se ter uma idéia do que pode acontecer com muitas empresas em caso de um desastre (incêndio, enchente, vandalismo, sabotagem ou falhas de tecnologia).



Até breve com mais um Tecnologia em Foco

Sérgio Rodrigo de Abreu

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