quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Você é um Cybercondríaco?

          Quando você sente que tem alguma coisa errada com seu corpo, qual a primeira ideia que vem à sua cabeça: procurar um médico ou fazer uma consulta com o Dr. Google na internet para tentar descobrir do que se trata? Hoje em dia, infelizmente, muitos optam pela internet!
            Conhecida como cybercondria, a obsessão em buscas na internet à procura de informações sobre saúde ou cuidados médicos para si próprio ou para pessoas próximas é motivo de preocupação para os especialistas. Isso porque, além de causar autodiagnóstico e automedicação, pode evoluir para problemas graves, como ansiedade e síndrome do pânico.

          De acordo com pesquisas internas do Google, 61% dos americanos adultos buscam informações de saúde na rede mundial. Existe um site americano de informações de saúde, que disponibiliza uma animação do corpo humano para o autodiagnóstico, é um exemplo dessa fonte de consulta. O usuário clica na região onde tem dor e ele abre uma tabela com sintomas que corresponderiam à determinada área e à doença relacionada. WebMD

Cuidado: a busca virtual pode ser perigosa e prejudicial à saúde!

          É preciso ficar atento: alguns sintomas podem ser comuns a diversas doenças. Além disso, existem sites que disponibilizam informações equivocadas na rede e podem fazer a pessoa concluir que está muito pior do que seu real estado de saúde.

          Portanto, mesmo que você esclareça dúvidas na internet, SEMPRE procure orientação e acompanhamento de um médico. Só com a avaliação de um profissional você terá o diagnóstico correto e os exames necessários, além da medicação adequada. A automedicação pode causar problemas graves à saúde e até ocultar uma doença mais grave.

Conclusões equivocadas

          Outro perigo da cybercondria: o excesso de buscas na rede virtual pode fazer com que as pessoas apresentem sintomas de doenças que elas não têm. O psicoterapeuta e professor da PUC-SP, Antonio Carlos Pereira, explica que o corpo reage a situações criadas pelo cérebro: toda a fisiologia pode ser afetada por ideias, daí o risco de conclusões sobre doenças baseadas no Dr. Google, por exemplo. A busca excessiva de informações sobre saúde pode ainda acarretar no desenvolvimento de distúrbios como ansiedade e hipocondria (cybercondria).

Por isso, cuide-se e não faça o autodiagnóstico e automedicação, não tire conclusões baseadas na opinião de amigos, parentes ou alguém que já apresentou o mesmo sintoma que você. Sempre procure a orientação de um profissional da saúde. Use a tecnologia de forma correta e a favor da sua saúde.

Autodiagnóstico e Automedicação são um crime contra a sua saúde.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário