quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Crowdfunding - Financiamento Colaborativo


Dentre os novos fenômenos da internet, não poderíamos deixar de analisar outra vertente de negócios baseada especialmente na capacidade agregadora das redes sociais, o chamado “financiamento coletivo de projetos” ou crowdsource funding (crowdfunding). O crowdfunding financiamento colaborativo de projetos – é um novo modelo de captação de recursos pela internet e que já se tornou uma fonte sólida de captação de recursos para projetos de pequeno a grande porte.

De forma bem simples, é o termo para usar quando a gente fala de iniciativas de financiamento colaborativas. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto. O que mais chama a atenção no sistema de crowdfunding é justamente a capacidade agregadora que esses sites possuem, em sua maioria apoiados na força das redes sociais, de modo que, para financiar um projeto coletivo, canalizam dinheiro de terceiros “desconhecidos” para um fim comum e, ao final, quando atingem o objetivo, recebem um percentual sobre o sucesso do projeto, além de vê-lo viabilizado.

Crowdfunding forçado
Tem um interessante exemplo de crowdfunding que eu, você, quase todo mundo, já participa há muito tempo: pagando nossos queridos impostos.  O que mais seriam os tributos do que várias pessoas contribuindo com parte da sua renda para financiar os gastos e os investimentos do governo? Só que nesse caso é um colaborativo obrigado, forçado.

Crowdfunding humanitário
O crowdfunding também pode ser usado para apoiar causas humanitárias, como é o caso das vítimas das chuvas onde as pessoas podem contribuir através do site da LET’S - www.lets.bt. O site LET’S - www.lets.bt - tem parceria com o Centro de Capacitação e Pesquisas em Projetos Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - www.ufmg.br e foi idealizado com o objetivo de financiar colaborativamente projetos sociais, ambientais, educacionais, esportivos e culturais.

Crowdfunding cultural
No começo de 2009, Emyle James começou a filmar as manifestações realizadas por ativistas ambientais ao redor do Reino Unido, documentando um ano de ações, começando em uma reunião do G-20 em Londres. Com mais de 300 horas gravadas, Emily precisava financiar a pós-produção de seu filme de 75 minutos, ou seja, precisava de £20,000. Para levantar esse dinheiro, resolveu criar um site e apostar no crowdfunding! O objetivo era arrecadar em 20 dias, 20 mil libras, e para isso criaram diferentes faixas de incentivos. Por exemplo, quem incentivasse com £10 receberia uma link para download do filme antes de ser lançado, quem contribuísse com £75 ganharia uma cópia do DVD e 2 ingressos para ver o filme no cinema, entre outros. A ação gerou muita repercussão na mídia. Emily foi entrevistada por jornais como o The Guardian e juntamente com o boca a boca gerado nas mídias sociais – feito tanto pelos idealizadores quanto pelas pessoas que incentivaram o projeto – fez com o objetivo fosse alcançado e superado: £21,400!

Crowdfunding protesto
Aqui em BH está sendo veiculado, na internet um vídeo em resposta ao vídeo de justificativa da Câmera dos Vereadores sobre o aumento de 61% no salário dos vereadores. O pedido de reajusto ainda está nas mãos do prefeito Márcio Lacerda, podendo vetá-lo ou não. Caso o prefeito não vete o projeto de reajuste, a próxima ação dos criadores do vídeo-resposta será arrecadar de R$ 1 a R$ 3 da população, por meio do site Crowd Funding, para levantar verba e veicular esse vídeo em tv aberta. O objetivo não é apenas ir contra o veto, mas sim fazer com que pessoas que não têm acesso à internet se informem contra os absurdos na Câmara.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

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