segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Tecnologia e os Animais de Estimação

Eu sempre gostei muito de animais, sejam eles de estimação ou não. Uma das minhas opções de profissão quando criança era ser veterinário, mas a vontade de Deus me levou para o caminho da Tecnologia e tem abrido diversas portas em minha vida. Aqui em Belo Horizonte tem o Laboratório Veterinário TECSA, que usa a tecnologia de ponta para realizar exames de animais. Assisti esse vídeo e busquei a matéria para compartilhar com vocês. Espero que curtam. Disponibilizei o vídeo no final dessa matéria. 

Animais de estimação e também os de grande porte já contam com tecnologia de ponta nas clínicas veterinárias, que já não perdem em praticamente nada para os laboratórios que examinam a gente. Paulo Frazão é veterinário e diz que as diferenças entre as medicinas não são tão grandes: "É claro que eles conseguem avançar muito mais por conta da colaboração dos pacientes e das pesquisas que eles têm em maior volume. Mas, acredito que não há mais diferença em relação à tecnologia", diz.

A maioria dos equipamentos é a mesma utilizada na medicina humana. A grande diferença está na calibragem e configuração, feitas automaticamente por softwares desenvolvidos exclusivamente para o uso veterinário. Fernanda Crippa, tecnóloga em radiologia na Esaort explica que "existem programas dentro do ultrassom. São softwares dedicados aos bichos". Ela cita como exemplo um ultrassom de abdômen: "Eu tenho a opção para caninos, felinos, equinos ou reprodutivo. Assim, eu tenho medidas específicas para estar utilizando no exame". 

O avanço tecnológico na veterinária chega a surpreender: é aparato que não acaba mais, para cuidar melhor dos nossos companheiros. Há um equipamento de ressonância magnética, por exemplo, que é o mais moderno, e o 1º em uso para animais de grande porte na América Latina. Diferente da maioria dos aparelhos, este foi exclusivamente criado para os bichos. O raio-x digital é outra revolução nos exames animais. Além de aposentar as velhas mesas de luz, o equipamento elimina todo o processo químico da revelação da imagem e oferece imagens de altíssima definição: garantia de diagnósticos mais precisos e seguros.

"Existem certos tipos de patologias e de diagnóstico que ficam mais beneficiados com o raio-x digital do que ficariam com o analógico. Ele permite que apliquemos diversos filtros, efeitos, isolamentos das imagens", explica Fabiano Silvestri, gestor de TI da Provet. Ele explica que o raio-x no filme não permitiria essas ações. Apesar do tamanho, Pipoca está grávida, esperando dois filhotes. A poucas horas de entrar em trabalho de parto, a posição e condição dos filhotes são avaliados através do ultrassom. Já a "Mel" não é assim tão quietinha. Ela também está grávida e, para fazer o exame nela, o veterinário preferiu usar um equipamento um pouco mais moderno...

Fernanda explica que o que há de tecnologia de ponta no ultrassom, hoje, é o equipamento portátil, que permite levá-lo até um pasto ou haras, ou fazer os exames na casa do dono do bichinho. Com conexão sem fio, por Bluetooth ou Wi-Fi, no final do exame, este dispositivo portátil ainda transfere todas as imagens para o prontuário do animalzinho. Aliás, o prontuário eletrônico, que recentemente a gente mostrou como funciona em alguns hospitais do Brasil, também já faz parte das melhores clínicas veterinárias.

Fabiano diz que, a partir do momento em que é feito um cadastramento e determinado exame, esse sistema já vai avisar as máquinas, pessoas ou setores responsáveis pela interação com esses exames. "Isso tudo vai ficar alinhado com o sistema para que depois haja uma entrega digital do laudo. Hoje, a grande maioria dos nossos exames é entregue por e-mail ou através de nossa página na internet", explica. Para facilitar um pouco mais a vida dos profissionais, esses cadastros, com os exames em anexo, ficam todos online, disponíveis para qualquer acesso remoto.


Fonte: Olhar Digital

Até Breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário