Imagine
ir a um supermercado sem precisar enfrentar filas enormes no caixa. Imagine
pegar o carrinho de compras e ver um monitor junto trazendo as ofertas do dia,
e mais, já calculando todos os produtos que você está comprando. Isso é
possível? Sim, e já está sendo testando em países como Estados Unidos e
Alemanha.
Grandes redes mundiais de
Supermercados como o MetroGroup (Alemanha), e o Wall Mart (EUA) estão
investindo em pesquisa tecnológica para no futuro substituir o código de barras
atual, pela tecnologia RFID (Radio Frequency IDentify), que significa Identificação
por Frequência de ondas de Rádio. Uma etiqueta eletrônica substitui o código da
barras nos produtos e nas gôndolas das prateleiras.
Quando o consumidor coloca um produto no carrinho, junto ao
monitor, um sensor capta os sinais através do RFID, identificando o produto,
sua validade e o preço. Essas informações aparecem na tela do carrinho
permitindo ao cliente, um maior controle na compra. Na hora do pagamento, uma
antena no caixa capta os sinais do carrinho e já transmite ao computador do
atendente, quais os produtos comprados e qual o valor final a ser cobrado.
O cliente chega ao caixa, passa o seu cartão de crédito do mercado
e a compra está finalizada. Com esse modelo, além de facilitar a vida do
cliente, o serviço dos supermercados e dos distribuidores ficará muito mais
simples. Pois a cada produto tirado da prateleira, o controle de estoque será
alterado automaticamente. E a empresa que distribui também poderá saber quando
repor o seu produto em determinado supermercado.
Para produtos não
industrializados, está sendo testado um novo tipo de balança de peso. Frutas,
verduras passariam por uma leitura digital que identificaria o produto, a data
que foi colocada no mercado e o peso, para produzir então uma etiqueta com RFID
com todas as informações necessárias.
Essa tecnologia não está
distante da nossa atualidade. O Wall Mart nos Estados Unidos colocou duas de suas
lojas uma regra onde uma porcentagem dos produtos vendidos já deve possuir uma
etiqueta digital com RFID. O MetroGroup da Alemanha, está fazendo esse teste em
uma das suas lojas na cidade de Rheinberg. Aqui no Brasil, o investimento para novas
soluções em supermercados está sendo feito por grupos como Pão de Açúcar e a
Procter & Gamble do Brasil.
Fonte: Noticenter
Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu
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