terça-feira, 17 de janeiro de 2012

RFID - Supermercados do Futuro


Imagine ir a um supermercado sem precisar enfrentar filas enormes no caixa. Imagine pegar o carrinho de compras e ver um monitor junto trazendo as ofertas do dia, e mais, já calculando todos os produtos que você está comprando. Isso é possível? Sim, e já está sendo testando em países como Estados Unidos e Alemanha.

Grandes redes mundiais de Supermercados como o MetroGroup (Alemanha), e o Wall Mart (EUA) estão investindo em pesquisa tecnológica para no futuro substituir o código de barras atual, pela tecnologia RFID (Radio Frequency IDentify), que significa Identificação por Frequência de ondas de Rádio. Uma etiqueta eletrônica substitui o código da barras nos produtos e nas gôndolas das prateleiras.


Quando o consumidor coloca um produto no carrinho, junto ao monitor, um sensor capta os sinais através do RFID, identificando o produto, sua validade e o preço. Essas informações aparecem na tela do carrinho permitindo ao cliente, um maior controle na compra. Na hora do pagamento, uma antena no caixa capta os sinais do carrinho e já transmite ao computador do atendente, quais os produtos comprados e qual o valor final a ser cobrado.


O cliente chega ao caixa, passa o seu cartão de crédito do mercado e a compra está finalizada. Com esse modelo, além de facilitar a vida do cliente, o serviço dos supermercados e dos distribuidores ficará muito mais simples. Pois a cada produto tirado da prateleira, o controle de estoque será alterado automaticamente. E a empresa que distribui também poderá saber quando repor o seu produto em determinado supermercado.

Para produtos não industrializados, está sendo testado um novo tipo de balança de peso. Frutas, verduras passariam por uma leitura digital que identificaria o produto, a data que foi colocada no mercado e o peso, para produzir então uma etiqueta com RFID com todas as informações necessárias.

Essa tecnologia não está distante da nossa atualidade. O Wall Mart nos Estados Unidos colocou duas de suas lojas uma regra onde uma porcentagem dos produtos vendidos já deve possuir uma etiqueta digital com RFID. O MetroGroup da Alemanha, está fazendo esse teste em uma das suas lojas na cidade de Rheinberg. Aqui no Brasil, o investimento para novas soluções em supermercados está sendo feito por grupos como Pão de Açúcar e a Procter & Gamble do Brasil.

Fonte: Noticenter

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

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