segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

QR Codes - Substituto do código de barras ?

QR Code indicando esse blog
www.sergiodiabreu.blogspot.com
Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes - Quick Response Code (código de resposta rápida, em tradução livre) ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code? É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:

Numéricos: 7.089
Alfa-numérico: 4.296
Binário (8 bits): 2.953
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817

Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias. O Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

Vantagens...
Apesar de patenteado, o formato de codificação é de uso livre, já que a Denso Wave escolheu não restringir o acesso ao formato. Desta forma, boa parte dos smartphones já possui aplicativos que conseguem decodificar este código bidimensional. É comum se deparar com sites que usam o QR Codes para comunicar informações diretamente com os celulares, como uma url para download de uma solução ou o link do market do Android, por exemplo.

De ingressos de shows até embalagens dos mais variados produtos contam com o sistema de armazenamento de dados. Boa parte delas são destinadas aos consumidores que carregam um smartphone com câmera. O crescimento deste padrão para indicar informações faz com que celulares Android, Blackberry, Windows Phone e iPhones possuam soluções para interpretar os QR Codes.

Cuidado...
Porém, essa tecnologia usada nos QR Codes é nova e passa uma grande sensação de segurança: as pessoas costumam confiar nas imagens e acessam sem pensar duas vezes. Justamente por isso, ela possui uma vulnerabilidade e pode ser explorada por crackers. Em 2012, a Websense começou a identificar mensagens de spam que levam a URLs com códigos QR integrados. Os QR Codes, então, passam a se tornar uma rota de malware e spam - o que mostra como os spammers estão buscando alcançar também o usuário da tecnologia móvel. O uso de QR Codes para levar os usuários de smartphones a URL maliciosas é mais uma maneira de acessar smartphones e tablets - alvos cada vez maiores de spam e malware.

Crie o seu próprio QR Code
Se você ficou curioso e quer criar seu próprio QR Code, acesse o link para o serviço QR Code Generator ou então use a imagem que está aqui embaixo. Neste serviço, você pode criar um código como sua assinatura, codificar uma mensagem, um link para o seu perfil no Facebook, uma mensagem SMS, um cartão de visitas virtual ou qualquer outra informação que queira transmitir para seus amigos.
Você pode definir o nível de correção de erros e até mesmo mudar a cor de fundo do seu código. Depois disso, basta fazer o download ou mesmo incorporar o QR Code ao seu site.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Um comentário: