sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Serviços Online e o Meio Ambiente

Diariamente, podemos ver notícias e fatos sobre a preservação do meio ambiente, mas o que cada um de nós estamos fazendo para evitar poluição e a sujeira das ruas ? Existem algumas atitudes que podemos levar em consideração para isso. Existem vários serviços online e seguros disponíveis. Vejam algumas atitudes às quais eu pratico:

Boleto da TV a Cabo
Recentemente eu vi que poderia deixar de lado o boleto da TV a cabo que todo mês sempre chega acompanhado de uma ou mais folhas de propaganda. Entrei no site e optei por receber o boleto por e-mail. Chega todo mês e posso acessá-lo de qualquer lugar que eu tenha internet.

Extrato mensal consolidado e Fatura do cartão de crédito
Mensalmente recebemos um extrato consolidado do banco. No meu caso sempre chegam no mínimo 03 folhas. Um belo dia, acessando o site do banco vi um link novo assim: Sem papel. Acessei e vi que eu poderia optar por não mais receber o extrato mensal consolidado, a fatura de cartão de crédito e fundos de investimento. Imediatamente marquei a opção de Internet, pois sempre acesso o site do banco para verificar minhas movimentações financeiras. Em relação ao cartão de crédito, ainda receberei alertas por e-mail no fechamento e vencimento da fatura.

Contas em débito automático
Para facilitar também a minha vida e evitar o desgaste de filas de bancos, eu não abro mão do uso de débito automático. Programei as contas de Energia, Água, Cartão de Crédito, TV a Cabo, Celular todas para o débito automático e semanalmente acesso o banco virtual para conferir os pagamentos e me re-programar caso necessário.

Saldo e extrato bancário
Mais uma atitude que evita o desgaste de filas de bancos. Verificar saldo e extrato. Sempre pela internet e caso necessário, salvar em PDF para evitar impressões desnecessárias. Quando não preciso mais, deleto o arquivo. Ainda tenho a comodidade de receber de um banco um SMS diário com o saldo da conta.

Uso do cartão de débito
Nesse caso também entra a questão de segurança. Recebo um SMS a cada movimentação do cartão de débito dos dois bancos (Itaú e Brasil). Em um deles recebo também, no mesmo SMS, o saldo que ficou na conta. Outra opção é pedir para cancelar a via do cliente sempre que fizer uma compra a débito. Às vezes o SMS chega antes do estabelecimento entregar o comprovante.

Contracheque
Onde trabalho atualmente, o contra-cheque deve ser retirado no banco. No primeiro mês tive que entrar no fila do caixa-rápido que nunca é rápido. Para o mês seguinte, acessei o site do banco e descobri que posso ter o contra-cheque de qualquer mês sem sair de casa. Aproveito e salvo em PDF para quando precisar, evitando impressões.

Transferências, DOC, TED
Comodidade e agilidade são fundamentais e ainda aproveitamos para ajudar o meio ambiente. Realizo movimentações entre as minhas contas e contas de outras pessoas quando necessário, e sempre pela internet e guardo meus comprovantes em PDF. Ganho tempo e evito impressões.

Eu estou fazendo a minha parte e você ?


Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário