quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pesquisa de Inutilidade Pública: Estudantes de física provam que Batman nunca poderia voar com segurança.


Um grupo de estudantes de física conduziu mais um estudo de grande utilidade para o mundo, descobrindo que o método que o Batman usa para voar nos filmes de Christopher Nolan o faria atingir fatalmente o chão apenas alguns segundos depois da decolagem. No filme, o homem morcego interpretado por Christian Bale pula de prédios altíssimos e sobrevoa Gotham City em busca de criminosos. Para isso, ele usa uma capa que fica rígida, permitindo que ele plane no ar. Porém,  quatro estudantes de física da Universidade de Leicester descobriram em sua pesquisa que, embora o método pudesse mesmo permitir que o Batman voasse, seria provável que ele sofresse um acidente fatal ao tentá-lo, rachando a cabeça no chão a uma velocidade de mais de 92 km/h.

David Marshall, Tom Hands, Ian Griffiths e Gareth Douglas afirmam que o tamanho da capa – 4,7 metros – é menos da metade do tamanho de uma asa delta. De acordo com essas medidas, se o Batman pulasse de um prédio de 150 metros de altura, ele poderia planar por 350 metros, com média de velocidade de 92 km/h e pico de 125 km/h. A alta velocidade impossibilitaria uma aterrissagem segura.  

O grupo concluiu que seria possível que ele sobrevivesse, mas apenas se levasse consigo um paraquedas. David Marshal sugeriu: "Se o Batman quisesse sair vivo do voo, ele necessitaria de uma capa maior. Se preferisse manter o seu estilo, poderia optar por um método de propulsão".

O estudo foi entitulado 'Trajectory of a falling Batman' (Trajetória de um Batman em queda) e foi publicado no Journal of Special Physics Topics da Universidade de Leicester. 

A pergunta que fica é: Quem financia esse tipo de estudo e pra quê?

Fonte: OlharDigital

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário