quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tecnologia conduz caminhão e três carros sem motoristas

Projeto SARTRE desenvolveu veículos completamente automatizados com o auxílio de câmeras wireless, radares e sensores a laser


Em um experimento conjunto da fabricante de automóveis Volvo e da companhia britânica de automação Ricardo, três carros e um caminhão andaram cerca de 200 quilômetros em fila, sem a ajuda de motoristas. O teste foi feito em Barcelona, na Espanha.

O chamado Projeto SARTRE (sigla em inglês para "Comboios seguros para o meio ambiente") é financiado pela União Europeia e espera criar veículos seguros e completamente automatizados com o auxílio de câmeras wireless, radares e sensores a laser que identificam a distância do carro mais próximo.

Os testes foram feitos com motoristas, que observaram o trajeto e leram algumas revistas enquanto os carros chegavam ao seu destino por conta própria. A demonstração foi feita em uma avenida pública, em condições controladas.

O projeto SARTRE já vem testando a tecnologia há anos, mas esta foi a primeira vez que os carros puderam andar juntos em uma estrada real. Veja o vídeo da demonstração:


Fonte: OlharDigital

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário