segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bike Fit: a tecnologia a serviço dos ciclistas


Muita gente prefere só passear aos finais de semana; tem quem já adotou a bike como meio de transporte; outros treinam pesado para competir profissionalmente. A questão é que em todos os casos, o encaixe do ciclista na bicicleta não é mero detalhe. O sistema de análise biomecânica que ajusta a bicicleta ao usuário é chamado Bike Fit. Traduzindo livremente o termo para o português seria algo como o encaixe do ciclista na bike.

Existem diversas formas de se fazer o Bike Fit. Baseados em fórmulas e medidas, nos métodos mais tradicionais, um profissional mede os membros do ciclista, sua flexibilidade e as distâncias da bike para ajustar a postura ideal do atleta. Hoje, com avanços tecnológicos e ferramentas de última geração, existe uma nova forma, mais prática e precisa, de fazer esse encaixe.

Este é o sistema mais moderno de Bike Fit. Aqui, sensores infravermelhos são colocados nas principais articulações do ciclista. Do outro lado da sala, fica este equipamento composto por um sensor de profundidade e uma câmera capaz de identificar os sensores em movimento. Dentro do aparelho, um microcomputador processa as informações em tempo real para criar um mapa de profundidade da imagem captada em três dimensões. No PC, um software é responsável por compilar quase 30 medidas do corpo e as apresentar na tela, de forma bastante didática e ilustrativa.

A principal diferença desse para outros métodos mais tradicionais é que as medições são todas feitas com o atleta em movimento, para simular como se ele estivesse realmente pedalando. Nos métodos mais convencionais, o Bike Fit é todo estático, ou seja, com o ciclista parado em cima da bike!

A coleta de dados é bem rápida; 15 segundos de avaliação são suficientes para analisar cada ponto de articulação do ciclista. Toda informação coletada é usada para ajustar a bicicleta. A precisão é milimétrica.

Outra ferramenta interessante é o digitalizador de bicicletas. É esta espécie de caneta quadrada com sensores infravermelhos nos cantos. Graças a ela, o profissional não precisa tirar cada medida da bike ponto a ponto.

Fonte: OlharDigital

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

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