quarta-feira, 23 de maio de 2012

Suecos criam câmera digital de papelão


Uma empresa sueca de design inventou uma câmera digital feita de papelão. A máquina foi produzida pela Ikea, companhia que cria móveis e objetos para casa, em parceria com o escritório sueco Teenage Engineering. A câmera, batizada de “Knäppa”, foi criada apenas como um brinde para jornalistas, mas acabou fazendo sucesso e deverá ser produzida em série. 


A maquininha é simples, apenas um pequeno circuito elétrico, envolto por duas lâminas de papelão. A Knäppa é alimentada por duas pilhas AA e possui memória interna para até 40 fotos. Ela vem com uma saída USB, descarregando as imagens como um pendrive para o computador.


A câmera só possui botão disparador e outro comando para apagar fotos. No vídeo de apresentação, os designers brincam ao falar que do “estabilizador de imagem” da Knäppa. "Basta apoiar a câmera numa superfície rígida". Além disso, no manual vem o seguinte conselho:  "Para melhorar a qualidade da imagem, evite níveis de luminosidade baixos." 


A qualidade imagem não é boa, similar aos primeiros celulares que ofereciam o recurso. Trata-se de uma câmera de brinquedo, leve e fácil de usar. Uma espécie de pinhole digital. Segundo a Ikea será a "câmera mais barata do mundo". Ainda não há preço definido e data de quando a máquina começará a ser vendida. 

Fonte: thiagoventura.com

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário