segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fábrica da GM adota medidas sustentáveis.


Atual estágio das obras da fábrica sustentável da GM em Joinville
Fotos: Fabrizio Motta/Divulgação GM do Brasil

Implantar o primeiro sistema de geração de energia fotovoltaica da indústria automotiva brasileira, reciclar 100% dos resíduos industriais reciclados, além de incorporar o tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes e reciclagem da água industrial por osmose reversa. Tais medidas deverão estar integradas ao complexo que a General Motors (GM) do Brasil vai inaugurar até o final de 2012 em Joinville, em Santa Catarina.

O complexo industrial, que inclui duas fábricas (uma de motores e cabeçotes e a outra de transmissões) e investimento de R$ 1 bilhão, pretende incorporar um conjunto de sistemas pioneiros nas áreas de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, credenciando-se à certificação global do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil,
ouve explicações a respeito das placas de captação solar

"Temos muito orgulho em poder incorporar à unidade de Joinville um conjunto de sistemas e tecnologias inovadoras que farão dela uma fábrica sustentável. A GM, que completou 87 anos no Brasil, tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Isso faz parte do DNA da companhia", destacou Grace Lieblein, presidente da GM do Brasil.

As principais medidas sustentáveis anunciadas pela GM para o complexo são:

  • Incentivo ao transporte sustentável: bicicletário, vagas exclusivas para veículos flex fuel e transporte coletivo;
  • Uso de materiais locais, madeira certificada e materiais reciclados;
  • Reciclagem de materiais e resíduos, compostagem de resíduos de alimentos;
  • Proteção de taludes e plantio de 720 árvores nativas;
  • Uso eficiente da água: torneiras e descargas de baixo fluxo e com sensor ou temporizador, reuso de água de chuva;

Eficiência energética: motores de alta eficiência, iluminação natural com dimerização e lâmpadas de alto rendimento, iluminação externa com LED, materiais de baixa absorção de calor.

O sistema solar a ser implantado prevê a instalação de 1.280 módulos fotovoltaicos, que ocuparão uma área de 2.115 metros quadrados - eles vão gerar energia para o circuito de iluminação de toda a unidade industrial e também para as suas áreas administrativas. Não haverá integração com o processo produtivo. A previsão é que a instalação esteja concluída em junho de 2012 e nesse trabalho serão utilizadas 40 pessoas.

Vista da área interna da nova unidade da GM

A energia gerada por este sistema equivale ao consumo de 285 casas e, segundo a empresa, evitará a geração de 10 toneladas de CO2 por ano.

Já o sistema de aquecimento solar na unidade de Joinville fornecerá 15.000 litros de água quente, o equivalente ao consumo de 750 pessoas e  suficiente para atender a 80 casas populares por dia. A economia prevista por ano é de 8.800 m3 de gás natural, evitando a geração de 17,6 toneladas de CO2 por ano.

Osmose reversa

Com a tecnologia de tratamento de água por osmose reversa, a empresa quer permitir o reúso de até 22.000 m3 por ano, evitando o consumo de água potável suficiente para abastecer o equivalente ao consumo de 80 casas populares. "Portanto, será possível fornecer 100% do consumo de água não potável da fábrica de motores através do sistema. A água tratada com elevado teor de pureza será utilizada para fins não potáveis, como processo industrial, sanitários, jardinagem e lavagem de pisos", estima a GM.

Segundo a multinacional do setor automotivo, todas as unidades destinaram, em 2010, cerca de 700 toneladas de resíduos orgânicos dos restaurantes para compostagem (geração de adubo), contribuindo assim para a manutenção dos recursos naturais.

"Por meio da gestão dos processos produtivos, de 2003 a 2011, a GM do Brasil obteve uma redução de 64% no consumo de água e 51% de energia por veículo produzido. A empresa também reduziu em 68%, no período de 2005 a 2010, a geração de resíduos não recicláveis – em quilo por veículo produzido."


Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário