segunda-feira, 28 de maio de 2012

Concurso Público x Iniciativa Privada : Qual a melhor opção?


Se trabalhar é preciso – e ninguém duvida disso – onde conseguir um trabalho, é a dúvida que se instala na mente de quem está iniciando sua vida  profissional ou buscando uma recolocação.

Duvida essa que o conduz  frequentemente a um dilema: prestar um concurso público ou trabalhar na iniciativa privada?


Estando estreitamente relacionada a fatores pessoais  – idade, formação, área de interesse profissional, situação socioeconômica – e a fatores circunstanciais  – ofertas de empregos, alternativas profissionais, disponibilidades de tempo e recursos  para estudos preparatórios e para esperar a nomeação.

A decisão deverá ser o resultado de uma ampla reflexão pessoal.

Ignorando essa cautela necessária e reduzindo a complexidade da análise, há quem opte pela estabilidade e ingresse no serviço público, na suposição de que o risco de ficar sem trabalho e renda na iniciativa privada, deve ser evitado.

Porém, a precipitação na tomada dessa decisão pode conduzir a diversas frustrações.

Construir uma carreira é um processo dinâmico, realizado ao longo do tempo e com o desenvolvimento de competências que habilitem o profissional a alcançar bons resultados e a assumir novos e maiores desafios.

Uma carreira bem construída proporciona ao profissional o reconhecimento, melhor nível de  empregabilidade e uma renda mais elevada, como contrapartida.

Supondo uma situação hipotética de dois profissionais com a mesma profissão e que tenham desenvolvido competências e obtido resultados semelhantes, estando um deles no serviço público e o outro na iniciativa privada, a ascensão deste último tenderá a ser mais rápida, se comparada aos mecanismos de progressão na carreira, existentes no serviço público.

Há que considerar-se, ainda, que na iniciativa privada os bons resultados obtidos por um profissional resultam em ganhos financeiros à empresa, que , por conseguinte, melhor o remunera, inclusive para mantê-lo como colaborador, já que os profissionais que se destacam são disputados pelas empresas concorrentes.

Nesse caso hipotético, que acontece comumente, vemos que uma carreira bem construída pode alcançar boa remuneração e uma estabilidade obtida não por determinação legal, mas conquistada com o desenvolvimento consistente da carreira.

"Em contrapartida, um carreira no serviço público, vai trazer mais tranquilidade e estabilidade no que diz respeito às oscilações do mercado, onde sempre tem alguém querendo engolir alguém. Se o objetivo é buscar essa tranquilidade, tendo liberados os finais de semana para a família e o lazer, concurso público é uma boa opção."

Fonte: Newton Castro em EditalConcurso.com

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário