terça-feira, 7 de agosto de 2012

Três passos para implementar uma rede de TI Verde


Entender o consumo dos equipamentos por parte dos colaboradores e criar um mapa de rede que atenda a essas necessidades é processo padrão para otimizar gastos

Não é somente o descarte de lixo eletrônico que pode ajudar as corporações a terem sua TI mais adequada ao movimento verde. No momento em que se desenha uma infraestrutura de redes é possível aplicar metodologias para reduzir o consumo de energia e otimizar o uso de hardware, explicou Marcelo Ehalt, diretor de engenharia da Cisco, em entrevista ao IT Web.

“Infraestrutura verde é muito mais do que equipamentos. É todo um conceito”, introduziu.

Segundo o executivo, os próprios fabricantes já produzem equipamentos que consomem menos eleltricidade. Um switch, por exemplo, consome hoje oito vezes menos energia do que há cerca  de dez anos para entregar a mesma carga de 1 giga de conexão, por exemplo. Firewalls tiveram um ganho de dez vezes na mesma comparação, contou, alertando que estas marcas não são exclusivas da Cisco, mas também de concorrentes.“Eu diria que a tecnologia verde está sempre evoluindo”, ponderou Ehalt.

Para criar um ambiente com gasto mais consciente, o primeiro passo é entender, exatamente, o funcionamento dos equipamentos. “O conselho é sempre questionar ao cliente o que ele pretende fazer e qual a sua necessidade. A partir de então, consegue comparar diferentes fornecedores no mercado”, considerou.

  1. Identificar: é preciso ter um monitoramento de consumo da rede. Qual o acesso Wi-Fi, consumo de desktop, de sistemas de automação, de utilização de luzes, entre outros. É preciso entender como se gasta energia e se utilizam os recursos do data center, desde o consumo básico do computador até os programas de automação que permeiam a empresa.
  2. Mapear: com base nessas informações, é preciso fazer um mapeamento do projeto de rede verde, personalizando acessos e oferta de insumos de acordo com o consumo de cada colaborador. “Neste ponto entra a gestão humana: se eu trabalho em uma empresa e costumo passar o crachá determinado horário para começar o dia, um sistema de automação pode já tirar os aparelhos de minha sala do stand by, por exemplo, evitando que no tempo que estive fora do escritório haja consumo desnecessário de energia”, contou, alertando que o software oferido pela empresa, o Energy Wise, permite, por exemplo, que os equipamentos dos colaboradores sejam desligados assim que eles saírem do prédio, mediante identificação por crachá.
  3. Otimizar entrega: é preciso ainda acompanhar o dia a dia dos colaboradores para readequar as estratégias de consumo de energia. “O comportamento dos profissionais muda, é um ciclo constante.”


A tecnologia de cloud computing acaba por reduzir o consumo de energia da companhia. Levando em consideração que a ociosidade dos servidores está em torno de 90%, já que eles estão preparados para momentos de pico de uso, a terceirização do ambiente faz com que o uso de energia caia praticamente na mesma proporção.

Fonte: itweb.com.br

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

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