segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como a tecnologia tem ajudado os músicos independentes


Sites de distribuição de músicas, projetos de arrecadação de fundos e redes sociais ajudam artistas a divulgar o seu trabalho

Ser artista independente não é tarefa fácil. Não importa em que canto do mundo você esteja; ensaiar, gravar e distribuir o trabalho custa caro e dá um trabalhão. Quem tem ou já teve banda sabe como é... Mas de uns anos para cá a tecnologia vem dando uma mãozinha pro pessoal mais “underground” e hoje vivemos uma situação inédita e animadora – pelo menos para quem gosta de música e para aqueles que sonham viver dela.

Criada há 14 anos por amigos do colégio sem qualquer pretensão além de se divertir e fazer um som, a banda paulistana “Mão de Oito” acaba de lançar seu primeiro álbum independente. Em 2008, com dinheiro do próprio bolso, eles até lançaram um CD demo para divulgar o trabalho; mas agora a coisa é profissional. E lembra aquela “mãozinha” da tecnologia? Para eles foi mais do que isso.

Depois de muita dedicação e com as músicas já prontas, o pessoal do “Mão de Oito” aproveitou as sugestões dos amigos mais nerds para recorrer ao “crowdfunding”. Para quem nunca ouviu falar, o termo é usado para classificar ações de financiamento coletivo na internet. Ou seja, eles cadastraram o projeto em um site e contaram com a colaboração de quase 100 apoiadores para arrecadar mais de 10 mil reais – dinheiro que foi todo revertido para a gravação do álbum “Um dia que já vem”, que acaba de ser lançado.

"A gente parou de fazer show porque estávamos mudando a formação da banda, então a gente estava sem recurso para fazer o CD. Cada um dia um pouco de dinheiro do bolso, mas nnao era o suficiente para fazer com a qualidade que a gente queria. Então, conversando com um monte de amigos, encontramos a sugestão do crowdfunding. Fizemos uma campanha no site Catarse.me e chamamos família, amigos e fãs para gente conseguir parte do dinheiro para fazer o disco. Isso foi fundamental, sem isso não teríamos gravado", comenta  Toca Mamberti, guitarrista da Mão de Oito.

Com o trabalho pronto, agora é hora de divulgar as músicas e correr atrás de shows.  Para isso, a internet também foi o caminho escolhido. A banda não mediu esforços e apostou no máximo de canais possível para distribuir o material gravado.

"Todas nossas músicas estão no YouTube, nas página do Facebook, através do OneRPM, que é um espaço onde as pessoas fazem o download, colocam o email e em troca vamos construindo um mailing baseado em quem se interessou nas nossas músicas. Também tem o disco no iTunes e o link direto para download gratuito do disco inteiro", explica Toca.

Ao lado de outros 60 mil artistas nacionais, a “Mão de Oito” é mais um grupo que recorreu a uma popular plataforma de divulgação e distribuição; a “ONErpm”. A ideia é democratizar a chance dos independentes de disponibilizar seu material nos grandes canais online, como a loja do iTunes, por exemplo.

"A gente existe para dar este suporte que o artista independente tanto precisa. É muito fácil gravar o disco da casa dele, mas a segunda parte de negócios, a gente entra para dar uma ajuda", conta Arthur Fitzgibbon, diretor da ONErpm no Brasil.

Ao se cadastrar gratuitamente na plataforma, o artista já sai com duas lojas virtuais grátis: uma no próprio portal do serviço e outra no Facebook. Mas além destas, mais de 80 canais de distribuição são oferecidos em todo o mundo. Fazendo algumas contas básicas, descobrimos que com cerca de 200 reais dá para distribuir e divulgar o trabalho de um artista independente no mundo inteiro!

"Temos parceiros para quem a gente entrega a música e se ele tiver interesse, pode entrar em contato direto com o artista", conta Arthur.

Definitivamente, a tecnologia mudou o cenário dos artistas independentes; e pra melhor, muito melhor. Claro, essa facilidade de gravação e distribuição não é sinônimo de sucesso e dinheiro no bolso, mas já é bem diferente do que acontecia alguns anos atrás. A banda Mão de Oito também conta com a ajuda do selo independente Laboratório Fantasma, que também aproveita muito da internet para divulgar os trabalhos de seus artistas.  

Se além de ser um apaixonado por tecnologia, música também divide seu coração, assista no link abaixo uma matéria bem legal sobre como montar seu próprio estúdio de gravação em casa! Veja como computadores, tablets e softwares participam da gravação. Nos links que acompanham o texto desta reportagem você também encontra o endereço das páginas da ONErpm e também fica por dentro de tudo o que está rolando com o “Mão de Oito”.

Fonte: Olhar Digital

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário