segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cadê os profissionais de TI ?


Há cerca de seis meses, eu ouvi um “Gerente” de TI dizer que era fácil achar bons profissionais de TI no mercado, aqui em Belo Horizonte. Ou o mercado está divulgando notícias erradas ou ele está totalmente fora da realidade, o que é mais provável. Veja o que o mercado anda divulgando na internet:

  • Segundo pesquisa, até 2014 Brasil terá escassez de profissionais de TI.
  • Sobram vagas de TI no Brasil.
  • 70 mil brasileiros estariam empregados no setor da TI se tivessem qualificação. 

Realmente existem muitos profissionais de boa vontade, mas a principal alegação por parte das empresas é a falta de profissionais qualificados para assumir os cargos disponíveis. Além disso, as empresas afirmam que muitos dos profissionais nesta área não atendem aos requisitos necessários para ocuparem melhores posições dentro das próprias empresas. As empresas querem profissionais que tenham capacidade para crescimento e busca de cargos de liderança. Essa carência existe porque o setor da informática exige do profissional constante atualização, o que não acontece como deveria. Existe ainda uma grande evasão de alunos de cursos superiores na área de informática, pois algumas instituições de ensino particulares aplicam vestibulares que são “rasos” e fazem com que o candidato passe pela prova sem muitas exigências, e em seguida desista do curso por encontrar dificuldades com o aprendizado.

Por outro lado, os profissionais de TI alegam que a falta de experiência e qualificação não é o principal motivo das vagas em aberto. Eles alegam que o que é exigido pelas empresas, não se reflete nos salários, que às vezes chega a ser inferior ao de profissionais com curso técnico de outras áreas. Falta a valorização financeira do profissional. Para minimizar essa escassez de profissionais, as empresas estão firmando parcerias com faculdades, fazendo com que seja possível preparar melhor um estudante para que ele esteja pronto para atender as demandas do mercado. Ainda existem ações das empresas de treinar, capacitar seus próprios profissionais.

Se você tem interesse ou já atua na área de TI fique atento pois o mercado está com milhares de vagas abertas que não são preenchidas por falta de qualificação mas preenchê-las só depende de você, do quanto estudou, se qualificou e está preparado. Tenha um foco, um objetivo. Não seja mais um no mercado, estude para estar entre os melhores. Boa sorte!

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário