terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Energias Renováveis: O Sol


Em tempos de sustentabilidade, a busca por energias alternativas cresce a cada dia. E já são muitas opções de energia no mundo. As mais conhecidas são: energia hidrelétrica, eólica, nuclear, hidráulica, hídrica, mecânica, termoelétrica, dentre outras. Uma que não foi citada e que tem um grande potencial e já é utilizada também em residências, é a energia solar. Recentemente um estudo feito na Queen University, no Canadá, mostra que a energia solar é mais viável hoje do que há uns anos atrás. Essa conclusão foi com base na informação de que já existem avanços tecnológicos com capacidade de gerar energia solar com o mesmo custo das fontes comumente utilizadas.

As plantas já utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fração da energia solar disponível é utilizada. A tecnologia evolui e faz com que o custo dos equipamentos de energia solar diminua. Como o meio ambiente precisa cada vez mais de ajuda do próprio homem que a destrói, as várias formas de energias renováveis ou energias verdes, como a solar, devem ser ainda mais e mais estudadas, planejadas e disponibilizadas, com objetivo a facilitar acesso à população e às empresas.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu





Um comentário:

  1. Energia maremotriz ou das marés, é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
    Fonte (wikipedia)
    Ale

    ResponderExcluir