quarta-feira, 20 de junho de 2012

O verdadeiro valor de TI: Evitar as armadilhas de valor – As armadilhas da visibilidade


As armadilhas de valor são hábitos que parecem bons aos olhos da TI, mas na realidade trazem problemas. As armadilhas de valor criam barreiras entre a TI e a organização. Estas estão presentes na cabeça dos executivos de TI e do negócio, chegando ao ponto que a única saída é buscar novos ares. Basicamente não falaremos de processos, ferramentas e tecnologias, mas sobre comportamentos.

Armadilhas da visibilidade: Que é sobre a maneira que a TI proporciona e comunica seu valor para o restante da empresa.

Não deveríamos ter de falar sobre nosso desempenho; ele fala por si

As pessoas prestam atenção a aquilo que lhes é apresentado. Se a TI não se mostrar para mostrar seu valor a empresa, ninguém fará isto pela TI, e a TI não será reconhecida. Você já viu o gerente de vendas da empresa não se vangloriar pelas vendas do mês ou pelo market share alcançado no ano? O executivo de TI precisa apresentar o valor gerado pela TI em uma linguagem entendida pelos executivos do negócio.

TI é o custo em se fazer negócios

Existem custos para administrar o negócio (TI) que são necessários para manter a operação. Um bom exemplo é a infraestrutura de TI. A medida de valor para esta atividade é o melhor preço para a qualidade adequada. Existem custos/despesas da TI que suportam o crescimento da empresa, e que ajudam a transformar o negócio. Vamos pensar nos bancos. A internet transformou a maneira como se relacionam com seus clientes. Quanto tempo faz desde a última vez que você foi em uma agência bancária pagar suas contas?

Os gerentes de TI produzem tecnologia de ponta para a empresa

O papel da TI não é produzir tecnologia, é produzir resultados para o negócio através da tecnologia. Lembre-se: “não é sobre TI, é sobre resultados para o negócio”. Utilizar tecnologia de ponta não é importante para a empresa, a não ser que isto traga resultados. Todo projeto de TI não é de TI, é projeto da empresa, suportado por TI. Um projeto de implantação de um ERP, é um projeto que tem, entre outros benefícios, a automatização dos processos de negócio, produtividade, o aumento do controle dos produtos, garantir os prazos de entrega e etc.

Fonte:  ; Livro “O verdadeiro valor de TI”

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário