sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-feira 13


Faz tempo. No início dos anos 90, um vírus apelidado de sexta-feira 13 tocou o terror no mundo virtual. Um precursor de quase tudo que existe de malware, ele se alojava na memória da máquina e contaminava arquivos com extensão .COM, .EXE, .BIN, .PIF e .OVL. quando o fatídico dia chegava.

O menino era mesmo coisa de filme de terror. Depois de 30 minutos de instalado na máquina, ele reduzia a velocidade do PC em 90%! O vírus, porém, não destruía arquivos.

Hoje, ele é facilmente detectável pela maioria dos antivírus, por ser muito antigo, mas os hackers desenvolveram outras dezenas de milhares de códigos e programas maliciosos, que merecem o devido respeito.

O vírus sexta-feira 13 é de um tempo em que hackers contaminavam computadores para destruir arquivros ou apenas para testar suas capacidades. “Hoje os criminosos estão atrás de fraudes financeiras. Um dos grandes riscos do momento são os golpes do tipo phishing, que enganam o usuário para roubar dados de cartão de crédito”, explica Gerson Rolim, diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Agora, aproveite essa data e lembre-se de tomar todas as providências necessárias para manter seu computador seguro:

1 – Fique atento a atualizações para os programas e navegadores que você utiliza. As últimas versões, em geral, corrigem uma série de vulnerabilidades que podem ser exploradas por crackers.

2 – Além de manter um antivírus sempre funcionando, não esqueça de atualizá-lo com freqüência. Alguns produtos permitem que sejam agendadas upgrades. Vale conferir!

3 – Faça scanners frequentes para buscar ameaças. Não deixe a preguiça te dominar. Algumas vezes vale a pena sair para tomar um café e deixar seu antivírus rodando.

4 – Peça para seu antivírus fazer uma avaliação em pendrives de outras pessoas antes de sair abrindo arquivos. Muitos pendrives rodam por aí de computador em computador espalhando malwares e spywares.

5 – Instale programas de firewall. As redes de internet compartilham um canal de comunicação entre a sua vizinhança e o provedor de acesso. Segundo os especialistas, esse esquema pode facilitar as invasões de hackers. Há algumas versões de firewalls para baixar grátis.

6 – Cuidado com arquivos. Não abra aqueles enviados por estranhos ou cujo conteúdo não for realmente relevante. Muita atenção com as terminações .bat, .cmd, .vbs.

7 – Faça backups de rotina. Esse é um hábito que precisa entrar no seu dia a dia. Lembre-se sempre: é melhor prevenir do que remediar.

8 – Caso esteja em dúvida quanto à segurança do seu PC, você pode realizar uma viagem ao passado. Insira e mantenha atualizado um ponto seguro de restauração (no Painel de Controle/Sistemas e manutenção) e retome uma configuração anterior sempre que necessário.

9 – Não compartilhe pastas (no msn ou em qualquer outro programa) com estranhos. Aliás, apenas pessoas de extrema confiança devem dividir arquivos com você ou ter acesso remoto ao seu PC. A melhor opção é deixar bloqueado acesso remoto.

10 – Não instale programas ou baixe conteúdos de sites estranhos. Caso não tenha alternativa, lembre-se de fazer um backup de tudo antes de realizar uma operação arriscada. Às vezes vale mais a pena pagar por um conteúdo do que ver todo o seu HD apagado.

Mas fique atento, os criminosos estão antenados em datas marcantes ou comemorativas, como dia das crianças, dos namorados, dos pais, entre outros.


Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário