segunda-feira, 30 de abril de 2012

Big Brother Earth ou Google Earth Online ?


Projeto quer transmitir vídeo da Terra captada do espaço, online e em tempo real. Transmissão será feita 24 horas por dia e usará câmeras de alta definição instaladas na Estação Espacial Internacional.

Uma novidade promete animar ainda mais os apaixonados por astronomia. A startup Uthercast anunciou um projeto que visa colocar câmeras na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) para transmitir, pela internet, um vídeo ao vivo do planeta Terra visto de sua órbita.


A transmissão será feita em tempo real, 24 horas por dia, e usará câmeras de alta definição instaladas na estação que orbita o globo. A qualidade da imagem transmitida aos computadores será HD, o que permitirá identificar cidades e objetos com "um metro de comprimento".

A Terra será gravada continuamente pela estação, que dá cerca de 15 voltas no planeta, todos os dias, e a expectativa da empresa é fornecer conteúdo visual contínuo pelo período de 10 anos. Além disso, os usuários poderão identificar a própria casa por meio da localização da ISS. "Como sabemos onde ela está, o usuário poderá saber o momento em que ela passará por sua casa e, desse modo, ver a sua cidade", afirmou o cofundador da startup, Scott Larson, em entrevista ao site Mashable.

Larson ainda disse que as câmeras já estão sendo construídas e ficarão prontas na metade de 2012. Elas serão enviadas para a Rússia e irão à bordo de uma missão para a estação espacial, pois o serviço exige a instalação de equipamentos específicos.

A Uthercast também planeja "vender" imagens para empresas de mineração e agricultura, que podem usá-las para pesquisas. Outros segmentos que poderão ser beneficiados são o de jogos e o de desenvolvimento de aplicativos, além de agregar conteúdos via streaming na internet. O serviço deve ser lançado apenas em 2013.

Algumas considerações são: Imaginem o preço dessas imagens ? Até onde vai o direito de privacidade ? Lembra da matéria sobre o Verdadeiro Big Brother ? Se teremos imagens em HD online, porque não disponibilizar internet verdadeiramente Banda Larga no mundo inteiro em qualquer lugar, seja no interior ou na roça ? Vamos aguardar mais um pouco e ver o que acontece. Eu ainda acho que a Google está por trás disso, rsrsr...



Fonte: OlharDigital

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário