quarta-feira, 25 de abril de 2012

Google Drive será lançado hoje


O Google acaba de lançar oficialmente seu novo serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, o Google Drive.

Os usuários começarão a utilizar o serviço com os 5GB de espaço para armazenamento de forma gratuita. Também há possibilidade de expansão da capacidade para até 100GB, mas o usuário terá que colocar a mão no bolso e pagar pelo espaço adicional.

Mesmo com integração total com o Docs, também do Google, a empresa caracteriza o novo serviço como a "evolução" da ferramenta de documentos, já que o Drive trabalhará em conjunto com o Docs, na mesma página. No momento, serão lançados aplicativos para PC, Mac e Android. Já os usuários de iOS ainda precisarão esperar.

O Drive também terá integração total com o Gmail, serviço de e-mails do Google. Não será mais preciso enviar os arquivos em anexo, já que o Drive dá a possibilidade de o usuário enviar links através do e-mail.


As ferramentas de busca do serviço também ganharam atenção redobrada. Será possível fazer pesquisas por tipo, dono e até atividade do documento. Haverá reconhecimento de conteúdo usando a tecnologia OCR, que "lê" imagens: por exemplo, se você baixar uma imagem escaneada de um recorte de jornal velho, poderá pesquisá-la usando uma das palavras citadas no artigo.

O Google Drive também terá suporte para mais de 30 tipos de documentos, como vídeos em HD, arquivos do Photoshop e outros. Além disso, também terá 99,9% de uptime, ou seja, garantia de quase todo o tempo em atividade.

Para acessar o Google Drive e começar a utilizar o serviço, basta clicar aqui. Veja abaixo o vídeo de lançamento da ferramenta:



Fonte: OlharDigital

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Um comentário:

  1. Poucas horas após o lançamento do Google Drive, o governo chinês já bloqueou o acesso ao serviço dentro do país, que também baniu ferramentas similares como o Dropbox, de acordo com o The Next Web.

    O bloqueio dos serviços ocidentais de armazenamento na nuvem permite o crescimento da ferramenta chinesa oferecida pelo Baidu, que lançou em março o Wangpan. A novidade oferece 15 GB de armazenamento gratuito, mas é restrito a poucos usuários.

    Os cerca de 500 milhões de usuários de internet chineses sofrem com bloqueios a serviços ocidentais, por causa do o incentivo do governo local a ferramentas desenvolvidas dentro do país. O Baidu é o principal nome dentro da web chinesa, oferecendo também um mecanismo de busca. O Google sofre forte censura dentro do país.

    O Drive foi disponibilizado para usuários do mundo inteiro na tarde de terça-feira (24/04). Ele oferece 5 GB de armazenamento gratuito de arquivos na nuvem e a possibilidade de acessá-los em qualquer computador ou em dispositivos com Android - um aplicativo para iOS ainda será lançado.

    ResponderExcluir