terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como aumentar o retorno do investimento com outsourcing



Além de escolha de fornecedores adequados, empresas devem adotar procedimentos padronizados para a boa gestão dos contratos, recomendam os especialistas.

Cada vez mais as companhias estão terceirizando serviços de TI para reduzir custos, principalmente agora com a disseminação do modelo de cloud computing. Porém, nem sempre os projetos de outsourcing são bem-sucedidos. Vários fatores podem influenciar nos resultados como erros na definição dos objetivos dos contratos, escolha de parceiro inadequado e falta de procedimentos na hora de repassar as atividades para terceiros.

Para aumentar a margem de acertos e o retorno do investimento com o outsourcing, os especialistas dão algumas dicas. A Forrester, por exemplo, publicou no Playbook Sourcing uma lista de perguntas que devem ser feitas para avaliar a maturidade e pontos fracos dos projetos terceirizados. Veja a seguir seis orientações da consultoria.

1. Sua empresa tem profissionais capacitados para gerenciar os projetos? 
É importante ter times certificados e preparados para uma gestão eficiente dos contratos terceirizados. A situação se torna crítica quando se utiliza recursos de TI externos e parceiros múltiplos para esse trabalho. 

2. Qual o percentual de projetos de TI da sua companhia são gerenciados por meio de um programa de gestão centralizada (PMO)? 
Tais práticas são essenciais para assegurar a consistência e qualidade dos programas de TI nas organizações.

3. Sua organização segue um padrão de desenvolvimento e manutenção? 
Se a resposta for sim, será mais fácil para o fornecedor de outsourcing compreender e se adaptar aos seus processos, mesmo que suas práticas não sejam ideais, podem ser ajustadas com as do parceiro. Caso contrário, sua companhia poderá perder dinheiro e aumentar as chances de erros.

4. A sua organização adota modelo padrão na definição de requisitos dos projetos? 
A fase de requisitos do ciclo de vida de desenvolvimento do projeto é um fator crítico de sucesso no outsourcing. Se você não desenvolvê-la, a terceirização pode oferecer pouco valor ao seu negócio.

5. A empresa monitora os acordos de nível de serviço (SLA) para estabelecer responsabilidade mútua entre a TI e os parceiros de negócios dos projetos? 
Os SLAs asseguram que os fornecedores de outsourcing cumpram suas obrigações de serviço e compromissos. Os que seguem essas métricas podem criar novos parâmetros para gestão de fornecedor externo.

6. Sua empresa tem um sistema formal para gerenciamento dos fornecedores?
Segundo estudos da Forrester, 47% das companhias que terceirizam possuem equipes focadas na gestão dos parceiros. Uma outra parcela de 11% está desenvolvendo um modelo para acompanhamento dos contratos, levando em conta prazos, responsabilidades e funções dos envolvidos na entrega dos projetos.


Fonte: cio.uol.com.br

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário