sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Seis passos para o marketing de TI


Como a área de TI pode se beneficiar de esforços de marketing interno

Já é banal dizer que o CIO deve falar sobre processos e possibilidades de TI na linguagem dos negócios. Ainda assim, alguns CIOs continuam desconfortáveis com esforços de marketing. Eles tendem a pensar em marketing como um instrumento para enganar, manipular ou apenas ‘fogo de palha’ para atrair clientes. Como eles próprios foram vítimas das promessas exageradas dos fornecedores, têm medo de parecerem charlatões perante os usuários.

Marketing muitas vezes é o contrário do que os CIOs fazem, que é gerenciar (leia-se: diminuir) as expectativas dos usuários em relação a TI.

Mesmo assim, marketing pode ser decisivo para o departamento de TI.  Feito corretamente, o marketing interno demonstra o valor da equipe de TI e a ensina a conhecer seus clientes. E que departamento de TI não quer fazer isso?

Veja como:

1) Alvos – Determine o que você quer comunicar para a sua companhia e quais indivíduos ou grupos você precisa atingir.

2) Pesquisa – Aprenda sobre seus clientes e suas necessidades conversando diretamente com eles e por meio de pesquisas formais. Se você quer se comunicar com o pessoal do financeiro, fale em termos de reais e centavos. Se você quer atingir o supply chain, fale em processos de negócios e eficiências.

3) Discurso – De formas lúdicas, mostre para seus clientes – sempre na linguagem que eles entendem – os valores que seu departamento tem para a empresa ou os benefícios que determinado projeto vai trazer.

4) Equipe – Prepare seus funcionários para os esforços de marketing treinando-os sobre o que dizer, como dizer e em que contexto dizer. Identifique os criativos, articule as pessoas que são mais preparadas para esse trabalho.

5) Campanha – Comunique o valor de sua area em apresentações, newsletters e eventos, assim como em conversas um-a-um.

6) Métricas – Estabeleça objetivos para os esforços de marketing interno e meça sua prórpia habilidade – e a de sua equipe – de alcançá-los.


Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário